8 Módulos
Carga horária:
1.700
Trimestral
Noturno
1000 Vagas
Desenvolver profissionais com a capacidade da gestão de integração logística, realizando através do controle e administração dos recursos disponíveis para melhor eficiência e eficácia da gestão de modais, controle interno e externo logístico, e distribuição dos recursos
O egresso do curso de Logística da FGW deve possuir um perfil para atuar nas áreas especificas de sua formação, embasado em uma sólida capacitação empresarial. Tal capacitação, proporcionada pelo domínio dos conhecimentos, habilidades e atitudes adquiridas, acrescida das características pessoais e técnicas direcionadas à compreensão da posição que a sua empresa ocupa na cadeia de distribuição da qual faz parte, tendo em vista definir e implementar processos adequados de integração entre a sua empresa e as demais organizações, com foco na melhoria dos serviços logísticos prestados aos consumidores.
Mensalidades para o ano de 2022.
R$ 382,54
Data de início do curso: 2022-08-01
Introdução à Administração: fundamentos. Desenvolvimento Organizacional, teorias, processo, modelos. Administração estratégica. Função Gerencial, gestão participativa e gestão pela qualidade total. Organização e seus princípios, estruturas organizacionais formais e informais, amplitude organizacional, autoridade e responsabilidade, centralização, descentralização e delegação de autoridade, departamentalização e suas variáveis. Conceitos de economia. Princípios de Economia. Modelos microeconômicos. Mercado e Preços; Demanda; Oferta. Estruturas de mercado. As concepçõese as leis da economia. Evolução da economia brasileira. Formação de blocos econômicos.
As organizações e a gestão de Recursos Humanos. Evolução da gestão de Recursos Humanos. Subsistemas de Recursos Humanos. Desafios da gestão de pessoas. Reflexão sobre a política geral de gestão de pessoas: a integração e a produtividade do trabalhador. Análise da gestão estratégica e da gestão de recursos humanos para os resultados organizacionais.
Mudanças atuais das perspectivas de Mercado. Análise do impacto de novas oportunidades na gestão empresarial e de pessoas: empreendedorismo, mercado de trabalho e novos líderes. O novo quadro da gestão empresarial e de pessoas no mercado atual.
Conceitos. Mudanças nas relações de trabalho. Sistemas e processos organizacionais. Características empreendedoras. A motivação na busca de oportunidades. O funcionamento de um negócio. Estudo de viabilidade. Estrutura e elaboração de um plano de negócios.
O conceito de Marketing. Elementos do composto de marketing. Noções do Comportamento do Consumidor. Introdução a segmentação de mercado e posicionamento. Desenvolvimento do Mix de Marketing. Administração de Vendas.
Conceitos básicos e modelos de inovação estratégica. Fatores fundamentais na gestão da inovação. A inovação como um processo de gestão. Trajetórias tecnológicas e globalização aliadas a inovação estratégica. Competitividade e inovação. Planejamento estratégico. Estudos de caso de inovação estratégica.
Plano de marketing: conceitos, técnicas e práticas usadas no planejamento e elaboração de planos de marketing. Formulação de um plano de marketing para novas empresas. Capacidade analítica e raciocínio crítico.
Administração Logística: conceitos e definições. Aspectos técnicos e específicos da Administração Logística. Rotinas Administrativas e Fiscais. Prevenção de Perdas. Inventário de Estoques.
Gestão da Cadeia de Abastecimento. Novos desafios na gestão das cadeias de abastecimento. A Gestão de Compras nas organizações. Projeto da Cadeia de Abastecimento. Estruturas de rede de distribuição. Comparação das diversas estruturas de rede alternativas. Modelos de suporte da tomada de decisão. Decisões na cadeia de abastecimento.
Bases históricas da saúde do trabalhador. Política Nacional de Saúde e Segurança do Trabalho. Doenças ocupacionais causadas por agentes Físicos, Químicos e Ergonômicos. Prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Aspectos epidemiológicos das doenças do trabalho.
Gestão das cadeias de Abastecimento. Estrutura de redes de distribuição. Tomada de decisão. Formulação de um plano logístico de Abastecimento. Capacidade analítica e raciocínio crítico.
Responsabilidade Social: valores e ética empresarial. Indicadores e avaliação. Código de ética. Responsabilidade socioambiental. Instrumentos e indicadores. Responsabilidade socioambiental. Desenvolvimento Sustentável e sustentabilidade corporativa. Responsabilidade ambiental e gestão ambiental pública e privada. Relações étnico raciais.
Probabilidade. Variáveis aleatórias. Estatística descritiva. Distribuições teóricas e empíricas. Teoria de Amostragem. Introdução à Inferência: população e amostra. Introdução à estimação e testes de hipóteses. Organização de dados em tabelas e gráficos.
Conceitos de qualidade. Histórico. Ferramentas de qualidade. Interpretar normas de garantia da qualidade. Processos de Melhoria Contínua. Programas de qualidade. Auditoria. Certificado de qualidade.
Logística e Qualidade. Métodos e estratégias para a qualidade. A estrutura e o planejamento dos processos logísticos (transporte, estoque, movimentação e armazenagem) diante a Qualidade. Formulação de um plano logístico de Gestão da Qualidade. Capacidade analítica e raciocínio crítico.
Fundamentos de operações logísticas: recebimento e armazenagem. Análise da cadeia de suprimentos, compras, planejamento e controle de materiais, movimentação, armazenagem e abastecimento. Análise da logística de recebimento e armazenagem dos produtos. Informações do sistema logístico: recebimento e armazenagem. Gerenciamento de operações globais.
Fundamentos de operações logísticas: expedição. Armazenagem e expedição, transportes e distribuição. Análise da logística de distribuição e expedição dos produtos. Informações do sistema logístico. Identificação e gerenciamento de processos. Estratégias de expedição logística
Logística de entrada (inbound). Logística interna. Logística externa (outbound). Formulação de um plano de Operação Logística. Capacidade analítica e raciocínio crítico.
Introdução à Contabilidade de Custos. Os Elementos do Custo. Indicadores financeiros e econômicos logístico. Custos para Tomada de Decisão. Planejamento e Controle. Os Sistemas de Processamento e de Custeamento. O Custo Variável e a sua utilização no Processo Gerencial. Gestão de Indicadores e custos.
Porcentagem. Juros simples e compostos. Descontos. Taxas: proporcional, equivalente, nominal e real. Equivalência de capitais. Anuidades. Empréstimos. Análise de alternativas de investimento.
Gastos logísticos: custos e despesas. Indicadores logísticos para tomada de decisão. Formulação de um plano logístico da Gestão de Indicadores e Custos. Capacidade analítica e raciocínio crítico.
Importância de sistemas de transporte na economia. Escopo de sistema de transporte. Vantagens competitivas e estratégicas no uso de operadores logísticos. Elementos de transporte intermodal. Organização para a distribuição. Minimização dos custos de transportes. Modelo para cálculo de rotas. Gestão estratégica do transporte: escolha de modais, Seleção e negociação com transportadores. Roteirização de veículos. Métodos de varredura. Método de Elark e Wrigthj. Softwares de roteirização. Operadores Logísticos. Intermodalidade. GPS.
Logística reversa. Canais de distribuição reversos. Produto logístico de pós-consumo e fatores de influência na organização das cadeias produtivas reversas. Tipologia dos canais de distribuição reversos. Objetivo econômico e ecológico na logística reversa pós-consumo. Logística reversa dos bens de pós-venda: tipologia dos canais reversos e organização e objetivos estratégicos.
Logística Ominichannel: integração do on e o-line. Estrutura o-line. Estrutura online. Integração de lojas físicas, virtuais e o comprador. Conciliação de operações nos dois ambientes: entrega, preço e prazo de fretes.
Sistemas de Transporte. Negociação com transportadoras. Roteirização de veículos. Formulação de um plano logístico de Gestão de Transportes. Capacidade analítica e raciocínio crítico.
Contextualização e definição de estratégia. Ambiente externo das organizações. Plano estratégico da empresa. Princípios fundamentais do planejamento e controle de resultados. Análise de ambiente de negócio. Estratégias competitivas. Técnicas de análise de posição competitiva. Implementação de estratégias. Etapas para a formulação, implementação e acompanhamento das estratégias.
A empresa na era da informação. Vantagem competitiva. Solução de problemas com Sistemas de Informação. Impacto e Segurança na Implementação de Sistemas de Informação. Sistemas empresariais Básicos. Sistemas de processamentos de transações. Sistemas de Informação Gerencial. Sistemas de Apoio à Decisão. Sistemas de Informações Executivas.
Planejamento e Organização Estratégica. Análise SWOT: Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). Confe
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) será constituído por um grupo de docentes com atribuições acadêmicas de acompanhamento, atuante no processo de concepção, consolidação e contínua atualização periódica do Projeto Pedagógico do Curso (PPC).
Os membros do Núcleo exercem liderança acadêmica percebida na produção de conhecimentos na área, no desenvolvimento do ensino, e em outras dimensões entendidas como importantes pela Instituição, e que atuem sobre o desenvolvimento do curso.
Sendo assim, o NDE do curso de Logística da Faculdade de Gestão Woli (FGW) é formado por 5 (cinco) docentes, incluindo o coordenador do curso como seu presidente. Destes, 100% possuem titulação stricto sensu e 100% trabalham em regime de tempo integral.
Portaria 567, de 16/12/2019 - D.O.U. Seção 1. pág. 48 em 18/12/2019.