Mapa do Site
Traduzir para Português Por
Traduzir para Inglês Eng
Traduzir para Espanhol Spn
Inclusão e Acessibilidade

Tipo de período Núcleo de Inclusão e Acessibilidade

Tipo de período Acessibilidade Assistida

Período Acessibilidades atendidas

Inclusão e Acessibilidade

A FGW - Faculdade de Gestão Woli preocupada com questões relativas ao acesso e permanência de pessoas com deficiências e tendo em vista os princípios apresentados na legislação brasileira, como a Lei nº 10.098/94 que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, a Lei nº 10.436/02, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, a Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, a lei nº 13.146/15, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), o Decreto nº 5.296/04 que regulamenta as Leis nº 10.048 e 10.098, com ênfase na Promoção de Acessibilidade, o Decreto nº 5.626/05 que regulamenta a Lei 10.436 que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e o Decreto no 186/08 que aprova o texto da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e de seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova Iorque, em 30 de março de 2007, define, dentre seus documentos, adequações quanto o processo de acesso e permanência de pessoas com deficiência, seja na assistência estudantil, específica para os alunos com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais, nos projetos e programas que visem à promoção da acessibilidade ao currículo e as ações didáticas propostas no projeto pedagógico dos cursos, ou ainda, na promoção da acessibilidade à comunicação e a informação da instituição para a comunidade interna e externa.

Vale mencionar também, em relação à Acessibilidade Metodológica, onde são propostas metodologias e técnicas de aprendizagem que serão priorizadas, constantemente, tendo um acompanhamento contínuo pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico, das necessidades, se for o caso, das adaptações curriculares e de conteúdos programáticos inseridos e apresentados em seus Projetos Pedagógicos dos Cursos. Para o acompanhamento dessas demandas, está disponível a todos os discentes a Supervisão Pedagógica, o Programa de Nivelamento, o Núcleo de Inclusão e Acessibilidade e o Núcleo de Apoio Psicopedagógico. Mencionamos, ainda, que será oferecido a disciplina optativa em Libras para todos os Cursos da FGW.

Núcleo de Inclusão e Acessibilidade

O Núcleo de Inclusão e Acessibilidade da FGW - Faculdade de Gestão Woli terá por finalidade discutir e encaminhar, à Diretoria Geral, propostas de acesso e permanência de pessoas com deficiência e será distribuída em três eixos:

  1. Inclusão e Permanência: assistência estudantil específica para os alunos com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais.
  2. Acessibilidade Pedagógica e Curricular: projetos e programas que visem à promoção da acessibilidade ao currículo e às ações didáticas propostas no projeto pedagógico dos cursos.
  3. Acessibilidade Comunicacional e Informacional: promoção da acessibilidade à comunicação e à informação da instituição para a comunidade interna e externa.

São consideradas ações e documentos específicos de implantação, acompanhamento e execução do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade:

  1. Aquisição de equipamentos e tecnologias assistidas adequadas ao atendimento das pessoas com necessidades especiais.
  2. Acompanhamento e atendimento de alunos, docentes, tutores e colaboradores com deficiências.
  3. Disponibilizar Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais nos cursos de graduação, pós-graduação e demais atividades internas, quando necessário ou solicitado pelos Coordenadores de Cursos.
  4. Disponibilizar tutoria para alunos com Necessidades Educativas Especiais, quando necessário ou solicitado pelos Coordenadores de Cursos.
  5. Incentivar e divulgar eventos e projetos internos e externos, sobre acessibilidade e inclusão.
  6. Apoiar projetos de Extensão e de Pesquisa que promovam a Inclusão e a Acessibilidade.
  7. Manter meios de comunicação e informação em libras (por meio de software).
  8. Manter disponível, nas matrizes curriculares, a todos os cursos, a disciplina optativa de Libras.
  9. Capacitar constantemente seus docentes, tutores e colaboradores visando o atendimento às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.


PDF Portaria 020-2017 NIA
Dispõe sobre a nomeação e provimento para a composição do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade da FGW.

Período

Acessibilidade Assistida

Vinícius da Silva Oliveira

Vinícius da Silva Oliveira

Colaborador capacitado para o atendimento às demandas de acessibilidade assistida e de inclusão.
Daniela Gondim

Daniela Gondim

Colaboradora capacitada para o atendimento às demandas de acessibilidade assistida e de inclusão.

Acessibilidade atendidas

Acessibilidade Digital

A Faculdade de Gestão Woli utiliza-se de diversas ferramentas técnicas para que o discente, independentemente de sua deficiência ou limitação, tenha acesso à informação e ao conhecimento.

Dentre elas, apresentamos a VLibras, o DosVox e o Braille Translator, além de possibilitar, ainda, a utilização do Dicionário de LIBRAS, disponível no site www.dicionarioLibras.com.br. Tais dispositivos, sistemas e meios de comunicação auxiliarão os deficientes visuais em atendimento ao disposto no Decreto nº 5.296 de 02 de dezembro de 2004.

Com o intuito de oferecer amparo a toda a Comunidade Acadêmica e, em especial, àqueles com deficiências e necessidades, a FGW conta com 2(dois) colaboradores capacitados para o atendimento à acessibilidade assistida.

Por fim, mencionamos a implantação do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade, bem como, o acompanhamento e cumprimento do Plano de Garantia de Acessibilidade.

Período

Acessibilidade Atitudinal

Promovemos ações e eventos com a temática acessibilidade, em toda a sua integralidade, permitindo reflexão sobre o assunto e, consequentemente mudança de comportamento.

A exemplo disso, a FGW realizou a sua I Semana de Inclusão e Acessibilidade que contou, inclusive, com o lançamento de um curso online de Inclusão e Acessibilidade no Ensino Superior, destinado a todos os seus colaboradores.

Outro ponto de destaque é a socialização interna, sobre a possibilidade de os alunos solicitarem a inclusão de seu nome social em todos os registros acadêmicos, além do trabalho realizado em relação à conscientização do banheiro unissex.

Por fim, mencionamos a implantação do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade, bem como, o acompanhamento e cumprimento do Plano de Garantia de Acessibilidade.

Período

Acessibilidade às Comunicações

O ensino inclusivo, na FGW, faz o uso da comunicação por mais de um sentido da percepção, desta forma, todos os Projetos Pedagógicos dos cursos, oferecidos pela Instituição, contemplam a disciplina optativa de Libras.

Há, ainda, a acessibilidade comunicacional e informacional em relação ao AVA. Este corresponde a uma sala de aula virtual para o acompanhamento dos alunos e a realização de atividades de aprendizagem. Suas características mais importantes são: intuitividade, fácil navegabilidade, acessibilidade, acompanhamento do desenvolvimento do aluno, dentre outras.

Por fim, mencionamos a implantação do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade, bem como, o acompanhamento e cumprimento do Plano de Garantia de Acessibilidade.

Período

Acessibilidade Arquitetônica

Na Faculdade de Gestão Woli as barreiras físicas são suprimidas, com adaptações e adequações em sua infraestrutura física, para atender, de forma integral, as pessoas com necessidades especiais.

Vale mencionar que a Instituição possui uma equipe capacitada para o atendimento e acompanhamento, caso necessário, a visitantes com deficiência que precisem transitar pela Instituição. O serviço pode ser solicitado pelo visitante, a qualquer momento, na recepção.

Outras ações e espaços, destinados à acessibilidade arquitetônica para deficientes e/ou pessoas com mobilidade reduzida, como barras de apoio nas paredes dos banheiros, piso tátil e rampa de acesso, também estão presentes na instituição.

Por fim, mencionamos a implantação do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade, bem como, o acompanhamento e cumprimento do Plano de Garantia de Acessibilidade.

Período

Acessibilidade Instrumental e Tecnológica

A FGW oferece ferramentas de estudo, imprescindíveis à superação de barreiras, privilegiando, sobretudo, a qualidade do processo de inclusão integral.

Dentre elas, apresentamos a VLibras, o DosVox e o Braille Translator, além de possibilitar, ainda, a utilização do Dicionário de LIBRAS, disponível no site www.dicionarioLibras.com.br. Tais dispositivos, sistemas e meios de comunicação auxiliarão os deficientes visuais, em atendimento ao disposto no Decreto nº 5.296 de 02 de dezembro de 2004.

Conta, ainda, com o intuito de oferecer amparo a toda a Comunidade Acadêmica e, em especial, àqueles com deficiências e necessidades. A FGW conta com 2(dois) colaboradores para o atendimento à acessibilidade assistida.

Por fim, mencionamos a implantação do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade, bem como, o acompanhamento e cumprimento do Plano de Garantia de Acessibilidade.

Período

Acessibilidade Programática

A FGW promove a conscientização de todos os colaboradores em relação às políticas de regulação e o acesso facilitado às informações sobre os direitos e deveres dos discentes. Participamos e apoiamos ações sociais que visem a sensibilização da temática de inclusão e acessibilidade.

A FGW apresenta, ainda, condições de acesso e garantia de acessibilidade física para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, transtornos de conduta e altas habilidades/superdotação, conforme disposto na CF/88, Art. 205, 206 e 208, na NBR 9050/2004, da ABNT, na Lei nº 10.098/2000, nos Decretos nº 5.296/2004, nº 6.949/2009, nº 7.611/2011 e na Portaria nº 3.284/2003.

A FGW garantirá acesso ao conhecimento, a todas as pessoas, independentemente da raça, credo, orientação sexual, deficiência de alguma forma ou diferencial cognitivo, sendo compromisso daqueles que detêm o conhecimento, envidar esforços no sentido de minimizar a exclusão social, a pobreza, a violência, o analfabetismo, a fome e as enfermidades.

Período

Acessibilidade aos Transportes

FGW trabalha para suprimir as barreiras de locomoção promovendo acesso e segurança a todos que dela precisem, ou circulem dentro das dependências da instituição.

Vale mencionar que a Instituição possui uma equipe capacitada para o atendimento e acompanhamento, caso necessário, para visitantes, com deficiência, que necessitem transitar pela Instituição. O serviço pode ser solicitado pelo visitante, a qualquer momento, na recepção.

Outras ações e espaços destinados à acessibilidade aos transportes, como vagas reservadas a deficientes e idosos, rampas de acesso e piso tátil, estão presentes na instituição.

Por fim, mencionamos a implantação do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade, bem como, o acompanhamento e cumprimento do Plano de Garantia de Acessibilidade.

Período

Acessibilidade Metodológica

Na FGW a inclusão e acessibilidade contam com a oferta de atendimento especializado aos discentes, tutores e professores, com o oferecimento de recursos e procedimentos apropriados, por meio de seu Núcleo de Inclusão e Acessibilidade.

Neste sentido, a Política de Atendimento ao Discente possui vários programas de acolhimento, permanência, inclusão e acessibilidade, nivelamento, intermediação e acompanhamento de estágios não obrigatórios, apoio psicopedagógico – NAP, todos descritos em regulamentos próprios.

Há, ainda, incentivo à organização de Congresso e Jornadas online, aberto à participação da comunidade acadêmica, interna e externa, com diversos temas, inclusive aqueles que envolvem a questão das relações étnico-raciais, da educação ambiental, dos direitos humanos e da acessibilidade.

A FGW também realizou a elaboração de um plano de atendimento educacional especializado e individualizado, por meio do Núcleo de Acessibilidade e inclusão, com regulamento próprio, onde são relacionados os recursos e as adaptações necessárias para que cada estudante com deficiência tenha suas necessidades atendidas, visando o sucesso no processo ensino aprendizagem.

Período

Eventos e
Extensão

I Semana de Inclusão e Acessibilidade da FGW

AGOSTO

20

I Semana de Inclusão e Acessibilidade da FGW

A FGW - Faculdade de Gestão Woli promoveu a I Semana de Inclusão e Acessibilidade no período de 20 a 24 de agosto de 2018, onde aconteceram palestras de conscientização e sensibilização acerca do assunto, além da disponibilização de textos, wallpapers e vídeos.

Credenciamento FGW – Faculdade de Gestão Woli

NOVEMBRO

20

Credenciamento FGW – Faculdade de Gestão Woli

No dia 31 de outubro de 2019, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) o credenciamento da Faculdade de Gestão Woli. Todos os colaboradores do Grupo Woli estavam ansiosos por este momento, tão esperado. Este dia começou com muita festa e alegria, afinal, o sonho se tornou realidade. Vejam como foi a chegada da […]

II Semana de Inclusão de Acessibilidade da FGW

19

II Semana de Inclusão de Acessibilidade da FGW

A nossa 2ª Semana da Inclusão e Acessibilidade aconteceu no período dos dias 26 a 30 de agosto de 2019.Tivemos uma programação bem interessante, para tirar dúvidas e aprender um pouco mais sobre esses temas tão atuais e relevantes.

Ver mais

Blog

O que faz um especialista em Logística e quanto ganha?

O que faz um especialista em Logística e quanto ganha?

  O mercado pede, cada vez mais, profissionais versáteis e que tenham bom conhecimento prático. Hoje em dia, ter uma graduação pode fazer com que as oportunidades de uma pessoa cresçam e consequentemente seu salário também. Um dos exemplos dos setores com grande crescimento no país é o de Logística. Um profissional de logística possui […]

Tem hora certa para começar a estudar?

Tem hora certa para começar a estudar?

  Existe um caminho que sempre foi ensinado como o certo: crescer, ir para a escola, começar uma faculdade ou ingressar no mercado de trabalho. Acontece que, nem sempre as coisas ocorrem como planejado, e aqueles que não iniciam os estudos mais cedo se sentem mais retraídos. Começar a estudar “depois do tempo previsto” pode não […]

Quer atingir a independência financeira? O tecnólogo pode ser a solução

Quer atingir a independência financeira? O tecnólogo pode ser a solução

  O sonho de qualquer pessoa é atingir a independência financeira. Que todo mundo gostaria de ter um dinheirinho a mais na conta, pra poder fazer um passeio bacana, não é segredo, e um dos caminhos que existem pra quem deseja ter uma vida financeira tranquila é investir em educação. Como o tempo é curto, muitas […]

4 segredos para ser percebido no mercado de trabalho

4 segredos para ser percebido no mercado de trabalho

  Toda vez que pensamos em como atingir o sucesso profissional, chegamos à conclusão que precisamos fazer uma graduação e, consequentemente, o caminho será traçado. Será que funciona assim mesmo? Foi-se o tempo em que a Graduação era um diferencial robusto no mercado! Hoje em dia, para ser um profissional qualificado, é praticamente obrigatório ter […]

Tecnólogo e Bacharelado. O que é e qual a diferença?

Tecnólogo e Bacharelado. O que é e qual a diferença?

  Você sabe qual é a diferença entre um curso tecnólogo e um bacharelado? O tecnólogo e o técnico tem alguma coisa relacionada? Quando terminar de ler, você não só saberá o que é cada um, mas como também poderá escolher o que mais combina com você. Para podermos entender melhor cada um, precisamos saber […]

Ver mais