Inclusão e Acessibilidade – FGW
Mapa do Site
Traduzir para Português Por
Traduzir para Inglês Eng
Traduzir para Espanhol Spn
Inclusão e Acessibilidade

Tipo de período Núcleo de Inclusão e Acessibilidade

Tipo de período Acessibilidade Assistida

Período Acessibilidades atendidas

Inclusão e Acessibilidade

A FGW - Faculdade de Gestão Woli preocupada com questões relativas ao acesso e permanência de pessoas com deficiências e tendo em vista os princípios apresentados na legislação brasileira, como a Lei nº 10.098/94 que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, a Lei nº 10.436/02, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, a Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, a lei nº 13.146/15, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), o Decreto nº 5.296/04 que regulamenta as Leis nº 10.048 e 10.098, com ênfase na Promoção de Acessibilidade, o Decreto nº 5.626/05 que regulamenta a Lei 10.436 que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e o Decreto no 186/08 que aprova o texto da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e de seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova Iorque, em 30 de março de 2007, define, dentre seus documentos, adequações quanto o processo de acesso e permanência de pessoas com deficiência, seja na assistência estudantil, específica para os alunos com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais, nos projetos e programas que visem à promoção da acessibilidade ao currículo e as ações didáticas propostas no projeto pedagógico dos cursos, ou ainda, na promoção da acessibilidade à comunicação e a informação da instituição para a comunidade interna e externa.

Vale mencionar também, em relação à Acessibilidade Metodológica, onde são propostas metodologias e técnicas de aprendizagem que serão priorizadas, constantemente, tendo um acompanhamento contínuo pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico, das necessidades, se for o caso, das adaptações curriculares e de conteúdos programáticos inseridos e apresentados em seus Projetos Pedagógicos dos Cursos. Para o acompanhamento dessas demandas, está disponível a todos os discentes a Supervisão Pedagógica, o Programa de Nivelamento, o Núcleo de Inclusão e Acessibilidade e o Núcleo de Apoio Psicopedagógico. Mencionamos, ainda, que será oferecido a disciplina optativa em Libras para todos os Cursos da FGW.

Núcleo de Inclusão e Acessibilidade

O Núcleo de Inclusão e Acessibilidade da FGW - Faculdade de Gestão Woli terá por finalidade discutir e encaminhar, à Diretoria Geral, propostas de acesso e permanência de pessoas com deficiência e será distribuída em três eixos:

  1. Inclusão e Permanência: assistência estudantil específica para os alunos com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais.
  2. Acessibilidade Pedagógica e Curricular: projetos e programas que visem à promoção da acessibilidade ao currículo e às ações didáticas propostas no projeto pedagógico dos cursos.
  3. Acessibilidade Comunicacional e Informacional: promoção da acessibilidade à comunicação e à informação da instituição para a comunidade interna e externa.

São consideradas ações e documentos específicos de implantação, acompanhamento e execução do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade:

  1. Aquisição de equipamentos e tecnologias assistidas adequadas ao atendimento das pessoas com necessidades especiais.
  2. Acompanhamento e atendimento de alunos, docentes, tutores e colaboradores com deficiências.
  3. Disponibilizar Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais nos cursos de graduação, pós-graduação e demais atividades internas, quando necessário ou solicitado pelos Coordenadores de Cursos.
  4. Disponibilizar tutoria para alunos com Necessidades Educativas Especiais, quando necessário ou solicitado pelos Coordenadores de Cursos.
  5. Incentivar e divulgar eventos e projetos internos e externos, sobre acessibilidade e inclusão.
  6. Apoiar projetos de Extensão e de Pesquisa que promovam a Inclusão e a Acessibilidade.
  7. Manter meios de comunicação e informação em libras (por meio de software).
  8. Manter disponível, nas matrizes curriculares, a todos os cursos, a disciplina optativa de Libras.
  9. Capacitar constantemente seus docentes, tutores e colaboradores visando o atendimento às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.


PDF Portaria 024-2020 NIA
Dispõe sobre a alteração na composição do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade da FGW.

Período

Composição

Daniela Gondim

Daniela Gondim

Representante dos Colaboradores (CSC)
Daniela Prado Salerno

Daniela Prado Salerno

Representante dos Coordenadores de Curso
João Pedro Borges de Souza

João Pedro Borges de Souza

Representante dos Discentes
Kamylla Kêmily Andrade Silva

Kamylla Kêmily Andrade Silva

Representante dos Colaboradores (CSC)
Mardiany Ribeiro

Mardiany Ribeiro

Representante do Corpo Docente
Vinícius da Silva Oliveira

Vinícius da Silva Oliveira

Representante do Corpo Tutorial

Acessibilidade atendidas

Acessibilidade Digital

A Faculdade de Gestão Woli utiliza-se de diversas ferramentas técnicas para que o discente, independentemente de sua deficiência ou limitação, tenha acesso à informação e ao conhecimento.

Dentre elas, apresentamos a VLibras, o DosVox e o Braille Translator, além de possibilitar, ainda, a utilização do Dicionário de LIBRAS, disponível no site www.dicionarioLibras.com.br. Tais dispositivos, sistemas e meios de comunicação auxiliarão os deficientes visuais em atendimento ao disposto no Decreto nº 5.296 de 02 de dezembro de 2004.

Com o intuito de oferecer amparo a toda a Comunidade Acadêmica e, em especial, àqueles com deficiências e necessidades, a FGW conta com 2(dois) colaboradores capacitados para o atendimento à acessibilidade assistida.

Por fim, mencionamos a implantação do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade, bem como, o acompanhamento e cumprimento do Plano de Garantia de Acessibilidade.

Período

Acessibilidade Atitudinal

Promovemos ações e eventos com a temática acessibilidade, em toda a sua integralidade, permitindo reflexão sobre o assunto e, consequentemente mudança de comportamento.

A exemplo disso, a FGW realizou a sua I Semana de Inclusão e Acessibilidade que contou, inclusive, com o lançamento de um curso online de Inclusão e Acessibilidade no Ensino Superior, destinado a todos os seus colaboradores.

Outro ponto de destaque é a socialização interna, sobre a possibilidade de os alunos solicitarem a inclusão de seu nome social em todos os registros acadêmicos, além do trabalho realizado em relação à conscientização do banheiro unissex.

Por fim, mencionamos a implantação do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade, bem como, o acompanhamento e cumprimento do Plano de Garantia de Acessibilidade.

Período

Acessibilidade às Comunicações

O ensino inclusivo, na FGW, faz o uso da comunicação por mais de um sentido da percepção, desta forma, todos os Projetos Pedagógicos dos cursos, oferecidos pela Instituição, contemplam a disciplina optativa de Libras.

Há, ainda, a acessibilidade comunicacional e informacional em relação ao AVA. Este corresponde a uma sala de aula virtual para o acompanhamento dos alunos e a realização de atividades de aprendizagem. Suas características mais importantes são: intuitividade, fácil navegabilidade, acessibilidade, acompanhamento do desenvolvimento do aluno, dentre outras.

Por fim, mencionamos a implantação do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade, bem como, o acompanhamento e cumprimento do Plano de Garantia de Acessibilidade.

Período

Acessibilidade Arquitetônica

Na Faculdade de Gestão Woli as barreiras físicas são suprimidas, com adaptações e adequações em sua infraestrutura física, para atender, de forma integral, as pessoas com necessidades especiais.

Vale mencionar que a Instituição possui uma equipe capacitada para o atendimento e acompanhamento, caso necessário, a visitantes com deficiência que precisem transitar pela Instituição. O serviço pode ser solicitado pelo visitante, a qualquer momento, na recepção.

Outras ações e espaços, destinados à acessibilidade arquitetônica para deficientes e/ou pessoas com mobilidade reduzida, como barras de apoio nas paredes dos banheiros, piso tátil e rampa de acesso, também estão presentes na instituição.

Por fim, mencionamos a implantação do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade, bem como, o acompanhamento e cumprimento do Plano de Garantia de Acessibilidade.

Período

Acessibilidade Instrumental e Tecnológica

A FGW oferece ferramentas de estudo, imprescindíveis à superação de barreiras, privilegiando, sobretudo, a qualidade do processo de inclusão integral.

Dentre elas, apresentamos a VLibras, o DosVox e o Braille Translator, além de possibilitar, ainda, a utilização do Dicionário de LIBRAS, disponível no site www.dicionarioLibras.com.br. Tais dispositivos, sistemas e meios de comunicação auxiliarão os deficientes visuais, em atendimento ao disposto no Decreto nº 5.296 de 02 de dezembro de 2004.

Conta, ainda, com o intuito de oferecer amparo a toda a Comunidade Acadêmica e, em especial, àqueles com deficiências e necessidades. A FGW conta com 2(dois) colaboradores para o atendimento à acessibilidade assistida.

Por fim, mencionamos a implantação do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade, bem como, o acompanhamento e cumprimento do Plano de Garantia de Acessibilidade.

Período

Acessibilidade Programática

A FGW promove a conscientização de todos os colaboradores em relação às políticas de regulação e o acesso facilitado às informações sobre os direitos e deveres dos discentes. Participamos e apoiamos ações sociais que visem a sensibilização da temática de inclusão e acessibilidade.

A FGW apresenta, ainda, condições de acesso e garantia de acessibilidade física para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, transtornos de conduta e altas habilidades/superdotação, conforme disposto na CF/88, Art. 205, 206 e 208, na NBR 9050/2004, da ABNT, na Lei nº 10.098/2000, nos Decretos nº 5.296/2004, nº 6.949/2009, nº 7.611/2011 e na Portaria nº 3.284/2003.

A FGW garantirá acesso ao conhecimento, a todas as pessoas, independentemente da raça, credo, orientação sexual, deficiência de alguma forma ou diferencial cognitivo, sendo compromisso daqueles que detêm o conhecimento, envidar esforços no sentido de minimizar a exclusão social, a pobreza, a violência, o analfabetismo, a fome e as enfermidades.

Período

Acessibilidade aos Transportes

FGW trabalha para suprimir as barreiras de locomoção promovendo acesso e segurança a todos que dela precisem, ou circulem dentro das dependências da instituição.

Vale mencionar que a Instituição possui uma equipe capacitada para o atendimento e acompanhamento, caso necessário, para visitantes, com deficiência, que necessitem transitar pela Instituição. O serviço pode ser solicitado pelo visitante, a qualquer momento, na recepção.

Outras ações e espaços destinados à acessibilidade aos transportes, como vagas reservadas a deficientes e idosos, rampas de acesso e piso tátil, estão presentes na instituição.

Por fim, mencionamos a implantação do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade, bem como, o acompanhamento e cumprimento do Plano de Garantia de Acessibilidade.

Período

Acessibilidade Metodológica

Na FGW a inclusão e acessibilidade contam com a oferta de atendimento especializado aos discentes, tutores e professores, com o oferecimento de recursos e procedimentos apropriados, por meio de seu Núcleo de Inclusão e Acessibilidade.

Neste sentido, a Política de Atendimento ao Discente possui vários programas de acolhimento, permanência, inclusão e acessibilidade, nivelamento, intermediação e acompanhamento de estágios não obrigatórios, apoio psicopedagógico – NAP, todos descritos em regulamentos próprios.

Há, ainda, incentivo à organização de Congresso e Jornadas online, aberto à participação da comunidade acadêmica, interna e externa, com diversos temas, inclusive aqueles que envolvem a questão das relações étnico-raciais, da educação ambiental, dos direitos humanos e da acessibilidade.

A FGW também realizou a elaboração de um plano de atendimento educacional especializado e individualizado, por meio do Núcleo de Acessibilidade e inclusão, com regulamento próprio, onde são relacionados os recursos e as adaptações necessárias para que cada estudante com deficiência tenha suas necessidades atendidas, visando o sucesso no processo ensino aprendizagem.

Período

Eventos e
Extensão

I Semana de Inclusão e Acessibilidade da FGW

AGOSTO

20

I Semana de Inclusão e Acessibilidade da FGW

A FGW - Faculdade de Gestão Woli promoveu a I Semana de Inclusão e Acessibilidade no período de 20 a 24 de agosto de 2018, onde aconteceram palestras de conscientização e sensibilização acerca do assunto, além da disponibilização de textos, wallpapers e vídeos.

Credenciamento FGW – Faculdade de Gestão Woli

NOVEMBRO

20

Credenciamento FGW – Faculdade de Gestão Woli

No dia 31 de outubro de 2019, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) o credenciamento da Faculdade de Gestão Woli. Todos os colaboradores do Grupo Woli estavam ansiosos por este momento, tão esperado. Este dia começou com muita festa e alegria, afinal, o sonho se tornou realidade. Vejam como foi a chegada da […]

II Semana de Inclusão de Acessibilidade da FGW

19

II Semana de Inclusão de Acessibilidade da FGW

A nossa 2ª Semana da Inclusão e Acessibilidade aconteceu no período dos dias 26 a 30 de agosto de 2019.Tivemos uma programação bem interessante, para tirar dúvidas e aprender um pouco mais sobre esses temas tão atuais e relevantes.

Ver mais

Blog

5 dicas para o microempreendedor sobreviver à recessão

5 dicas para o microempreendedor sobreviver à recessão

Sobreviver à recessão pode parecer tarefa impossível, mas, saiba que para tudo existe solução. O microempreendedor pode possuir maiores desvantagens que os grandes empresários, o que não significa que não dê para sair dessa. Confira essas dicas que separamos para que tudo dê certo no fim da crise: 1 – Faça um novo planejamento de […]

Por que o RH deve ser mais estratégico e menos operacional?

Por que o RH deve ser mais estratégico e menos operacional?

Qual é a primeira informação que vem à sua cabeça quando pensa em Recursos Humanos? Geralmente muito associado ao processo de recrutamento dentro das empresas, o RH tem uma função que vai muito além disso, sempre pensando no lado humano de cada colaborador. O RH Estratégico nasceu justamente disso, de pensar no ser humano. Você […]

O coronavírus pode dar start na transformação digital das empresas?

O coronavírus pode dar start na transformação digital das empresas?

Já tem muito tempo que se fala em transformação digital, mas o que exatamente seria isso? Será que o simples fato de se resolver tudo on-line em tempos de coronavírus é uma pequena parte dessa transformação? A resposta é bem simples: SIM! Só que isso é somente um pouquinho da grandiosidade que é a tecnologia. […]

O desempenho da sua equipe pode multiplicar com uma metodologia ágil. Saiba como aplicar.

O desempenho da sua equipe pode multiplicar com uma metodologia ágil. Saiba como aplicar.

?? Quantas vezes você se preocupou com a velocidade das entregas da sua equipe? Essa preocupação com o desempenho (tanto velocidade quanto qualidade) fez nascer o que chamamos de metodologia ágil. O gerenciamento de projetos por essas técnicas fez com que os resultados fossem os melhores possíveis. Lendo dessa maneira, parece até um sonho inalcançável, […]

4 erros que (quase) todo recém-formado comete

4 erros que (quase) todo recém-formado comete

Garantir o tão esperado (e suado) diploma é tarefa dificílima, nós sabemos disso. Até pouco tempo atrás suas preocupações eram garantir boas notas, correr atrás de um estágio e fazer um bom trabalho de conclusão de curso. Mas e agora? Você, recém-formado, precisa saber quais são os erros que quase todo mundo que conclui a […]

Ver mais