Mapa do Site
Traduzir para Português Por
Traduzir para Inglês Eng
Traduzir para Espanhol Spn
CPA

Período Composição

Tipo de período Legislação

Turno Dúvidas
Frequentes

Vagas Resultados

Apresentação

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FGW – Faculdade de Gestão Woli é regulamentada pela Lei 10.861, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES ) e é o órgão responsável pela implantação e pelo desenvolvimento de processos de avaliação institucional.

A CPA tem por finalidade, além de conduzir o processo de avaliação institucional, promover o aprofundamento dos compromissos e responsabilidades da FGW, por meio da valorização de sua missão, afirmando a autonomia e a identidade institucional.

A CPA é composta por um grupo de pessoas, representada por diversos segmentos da comunidade acadêmica e sociedade civil, capazes de assumir a responsabilidade pelo desenvolvimento de todas as ações previstas no processo avaliativo.

Fundamenta-se na necessidade de promover a melhoria da qualidade da educação proposta pela Instituição, o aumento da eficácia institucional, da efetividade acadêmica e social, especialmente, do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais.

Ainda, em relação ao processo de autoavaliação, a forma adotada pela FGW compreende fases que, por sua vez, subdividem-se em etapas de execução, todas elas interdependentes e complementares, atendendo de maneira excelente às necessidades institucionais com instrumentos de gestão e de ação acadêmica-administrativa de melhoria institucional. Dentre os instrumentos de avaliação (questionários) desenvolvidos pela CPA, vale ressaltar que são importantes ferramentas para o planejamento educacional, sempre em busca de melhorias na qualidade do ensino, iniciação científica e extensão.

A FGW entende que o sucesso da CPA dependerá da participação ativa de cada um dos membros que compõem a comunidade acadêmica da FGW, a saber: alunos, professores, tutores, colaboradores, coordenadores e diretorias.

Período

Composição

Fernando Gonçalves

Fernando Gonçalves

Representante dos Coordenadores
Leandro Haddad

Leandro Haddad

Representante da Sociedade Civil
Rafael de Oliveira Ramalho

Rafael de Oliveira Ramalho

Técninico Administrativo e Tutorial
Verônica da Silva Oliveira

Verônica da Silva Oliveira

Técninica Administrativo e Tutorial
Winicius Pereira

Winicius Pereira

Representante do Corpo Docente

PDF Portaria 010-2017
Dispõe sobre a nomeação e provimento da composição da Comissão Própria de Avaliação e dá providências a fins.

PDF Portaria 005-2019
Modifica a Composição da Comissão Próprira de Avaliação, nomeia seus membros e dá providências a fins.

* O representante dos discentes será nomeado após o ingresso dos alunos na FGW.

PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO NA FGW

O Programa de Autoavaliação Institucional da FGW - Faculdade de Gestão Woli foi elaborado como forma de promover o autoconhecimento institucional, buscando compreender os significados do conjunto das atividades propostas para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social. Para isso, o Programa sistematiza informações, analisa coletivamente os resultados, identifica pontos fracos e fortes e estabelece estratégias de superação de problemas.

Este Programa, apoia-se na Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004 (BRASIL, 2004), que institui o SINAES - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e cria a CONAES - Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior e a CPA - Comissão Própria de Avaliação, em cada IES1 do Sistema Federal de Ensino. Foi elaborado com base nos documentos e Diretrizes para a Autoavaliação das Instituições (SINAES, 2004), nos procedimentos de Avaliação do SINAES(BRASIL. MEC, 2004) e nas Orientações Gerais para o Roteiro da Autoavaliação das Instituições (BRASIL. INEP, 2004), editados pelo INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas.

Legislação

Link
Decreto Nº 9.235 de 15 de dezembro de 2017
Decreto Nº 9.235 de 15 de dezembro de 2017, dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino
PDF
Glossário dos Instrumentos de Avaliação Externa
Glossário dos Instrumentos de Avaliação Externa
PDF
Instrumento de Avaliação dos Cursos de Graduação – Autorização
Instrumento de Avaliação dos Cursos de Graduação: instrumento de avaliação de para autorização de cursos de Graduação, Bacharelado, Licenciatura e Tecnológico nas modalidades presencial e a distancia.
PDF
Instrumento de Avaliação Institucional Externa – Credenciamento
Instrumento de Avaliação Institucional Externa: apresenta as normas e procedimentos dos processos de credenciamento para Instituições de Ensino Superior
Link
Lei Nº 10.861, de 14 de abril de 2004
Lei Nº 10.861, de 14 de abril de 2004, institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e dá outras providências.
Link
Lei Nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996
Lei Nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
Link
Portaria Normativa Nº 19, de 13 de dezembro de 2017
Portaria Normativa Nº 19, de 13 de dezembro de 2017 – Dispõe sobre os procedimentos de competência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP referentes à avaliação de instituições de educação superior, de cursos de graduação e de desempenho acadêmico de estudantes.
Link
Portaria Normativa Nº 2.051, de 9 de julho de 2004
Regulamenta os procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído na Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004.
Link
Portaria Nº 40, de 12 de dezembro de 2007
Portaria Nº 40, de 12 de dezembro de 2007 – institui o e-MEC, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação, avaliação e supervisão da educação superior no sistema federal de educação, e o cadastro e-MEC de instituições e cursos superiores e consolida disposições sobre indicadores de qualidade , banco de avaliadores (basis) e o exame nacional de desempenho dos estudantes (ENADE) e outras disposições.

Dúvidas frequentes

O QUE É A CPA

A CPA - Comissão Própria de Avaliação, tem por finalidade conduzir o processo de autoavaliação institucional e promover o aprofundamento dos compromissos e responsabilidades da FGW - Faculdade de Gestão Woli, por meio da valorização de sua missão, afirmando a autonomia e a identidade institucional, observando e seguindo os critérios estabelecidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES (Lei nº 10.861, de 14/04/2004) objetivando a melhoria da qualidade da educação superior, o aumento permanente de sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social.

DE QUE MODO O REPRESENTANTE COLABORA PARA O PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO?

Observando o segmento que representa, os membros ficam atentos às demandas que surgem no contato com seus pares, bem como, na rotina de atividades que realiza no seu ambiente. Os representantes também atuam como uma instância fiscalizadora, monitorando os resultados das avaliações, avaliando o andamento das atividades da equipe, sugerindo ajustes no processo de avaliação interna.

COMO SÃO DIVULGADOS RESULTADOS DA AUTOVALIAÇÃO?

Os resultados são repassados de várias formas. Inicialmente, por e-mail para os diretores e coordenadores da FGW para acompanhamento e confecção de um plano de ação. Os resultados também serão disponibilizados de forma sintética no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, Site da Instituição e ainda, encaminhado por e-mail aos participantes. Haverá ainda, a disponibilização de um link, que direciona os respondentes para a página do site da CPA, em que está postado o relatório da autoavaliação anterior. Por fim, haverá a divulgação individualizada, como no caso da avaliação do Corpo Docente e Tutorial, pelos alunos, de forma individual e sigilosa de seus resultados.

QUAL A COMPOSIÇÃO DA CPA?

A CPA é formada por 1 representante do Corpo Docente, 1 representante dos Coordenadores, 1 representante do Corpo Técnico-Administrativo e Tutorial, 1 representante da Sociedade Civil e 1 representante do Corpo Discente.

COMO É FEITA A ESCOLHA DOS REPRESENTANTES?

Em cada segmento os representantes são escolhidos mediante eleição entre os pares. A formalização da participação do representante da sociedade civil é feita por meio de convite pelo Diretor Geral.

OS REPRESENTANTES RECEBEM RECURSOS FINANCEIROS PARA FAZEREM PARTE DA CPA?

Não, a atuação dos representantes na CPA é voluntária, o que possibilita maior autonomia dos mesmos para realizar uma análise independente, com contribuições e crítica.

COMO É ORGANIZADO O PROCESSO DE AVALIAÇÃO INTERNA?

A autoavaliação na Faculdade de Gestão Woli segue as diretrizes propostas pelo MEC e INEP, além de ser conduzida pelos procedimentos de seu projeto de Autoavaliação Institucional, além do Regulamento da CPA.

COMO SÃO APRESENTADOS OS DADOS COLETADOS DURANTE A AUTOAVALIAÇÃO?

Após finalizada a etapa de coleta de dados é iniciado o processo de tabulação e análise, esse trabalho resulta em um relatório, onde a Comissão Própria de Avaliação da FGW irá apontar as potencialidades e fragilidades naquele período. No caso das repostas das questões abertas, é elaborada uma compilação dos comentários.

COMO A CPA TRABALHA COM OS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EAD JUNTO AOS POLOS?

A CPA elaborará um tratamento de dados, agregando os resultados por polo. Desse modo, a consolidação dessas informações permite identificar os polos que possuem uma avaliação mais e menos favorável, dessa forma, será iniciado um acompanhamento de ações de melhoria, que será fiscalizado, também, pela Direção e Coordenação.

Resultados

NENHUM RESULTADO ENCONTRADO

Ainda não existem resultados para a CPA.