A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FGW – Faculdade de Gestão Woli é regulamentada pela Lei 10.861, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES ) e é o órgão responsável pela implantação e pelo desenvolvimento de processos de avaliação institucional.
A CPA tem por finalidade, além de conduzir o processo de avaliação institucional, promover o aprofundamento dos compromissos e responsabilidades da FGW, por meio da valorização de sua missão, afirmando a autonomia e a identidade institucional.
A CPA é composta por um grupo de pessoas, representada por diversos segmentos da comunidade acadêmica e sociedade civil, capazes de assumir a responsabilidade pelo desenvolvimento de todas as ações previstas no processo avaliativo.
Fundamenta-se na necessidade de promover a melhoria da qualidade da educação proposta pela Instituição, o aumento da eficácia institucional, da efetividade acadêmica e social, especialmente, do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais.
Ainda, em relação ao processo de autoavaliação, a forma adotada pela FGW compreende fases que, por sua vez, subdividem-se em etapas de execução, todas elas interdependentes e complementares, atendendo de maneira excelente às necessidades institucionais com instrumentos de gestão e de ação acadêmica-administrativa de melhoria institucional. Dentre os instrumentos de avaliação (questionários) desenvolvidos pela CPA, vale ressaltar que são importantes ferramentas para o planejamento educacional, sempre em busca de melhorias na qualidade do ensino, iniciação científica e extensão.
A FGW entende que o sucesso da CPA dependerá da participação ativa de cada um dos membros que compõem a comunidade acadêmica da FGW, a saber: alunos, professores, tutores, colaboradores, coordenadores e diretorias.
Portaria 010-2017
Dispõe sobre a nomeação e provimento da composição da Comissão Própria de Avaliação e dá providências a fins.
Portaria 005-2019
Modifica a Composição da Comissão Próprira de Avaliação, nomeia seus membros e dá providências a fins.
Portaria 022-2020
Altera a Portaria nº 005/2019, de 13/09/2019, que constituiu a Composição da Comissão Própria de Avaliação - CPA.
O Programa de Autoavaliação Institucional da FGW - Faculdade de Gestão Woli foi elaborado como forma de promover o autoconhecimento institucional, buscando compreender os significados do conjunto das atividades propostas para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social. Para isso, o Programa sistematiza informações, analisa coletivamente os resultados, identifica pontos fracos e fortes e estabelece estratégias de superação de problemas.
Este Programa, apoia-se na Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004 (BRASIL, 2004), que institui o SINAES - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e cria a CONAES - Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior e a CPA - Comissão Própria de Avaliação, em cada IES1 do Sistema Federal de Ensino. Foi elaborado com base nos documentos e Diretrizes para a Autoavaliação das Instituições (SINAES, 2004), nos procedimentos de Avaliação do SINAES(BRASIL. MEC, 2004) e nas Orientações Gerais para o Roteiro da Autoavaliação das Instituições (BRASIL. INEP, 2004), editados pelo INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas.