Mapa do Site
Traduzir para Português Por
Traduzir para Inglês Eng
Traduzir para Espanhol Spn
Ouvidoria

Período Composição

Tipo de período Legislação

Turno Dúvidas
Frequentes

Vagas Resultados

Apresentação

A Ouvidoria da Faculdade de Gestão Woli - FGW é um elo entre a comunidade acadêmica ou externa e as instâncias administrativas da instituição, visando agilizar a administração e aperfeiçoar a prestação dos serviços oferecidos, com ética, transparência e cidadania.

Nossa missão é ouvir com ética, respeito e transparência visando garantir a plenitude da democracia por meio da mediação dos conflitos e do reconhecimento do outro como cidadão possuidor de direitos.

Objetivos

I. Estreitar as relações entre a comunidade (interna e externa) e as instâncias da administração da Faculdade de Gestão Woli.

II. Constituir um espaço de recebimento de qualquer demanda positiva ou negativa da comunidade (interna e externa).

III. Registrar as questões recebidas e levantar os dados objetivos sobre as mesmas, tendo autonomia para requisitá-los em todos os setores da instituição, e encaminhá-los para a Comissão de Análise tendo como base a ética, o respeito e o sigilo.

IV. Dar feedback sobre as decisões da Comissão de Análise.

V. Contribuir com a instituição para a garantia da qualidade do ensino e para as melhorias contínuas.

Além da ouvidoria se apresentar como um canal direto de comunicação da gestão com a comunidade acadêmica e externa, também ajuda a sanar dúvidas e indicar caminhos para diagnosticar e viabilizar medidas que permitam solucionar os possíveis problemas da instituição.

A Ouvidoria Acadêmica não possui poder deliberativo ou executivo.

O Ouvidor exerce suas funções com independência e autonomia, atendendo às disposições legais, estatutárias e regimentais aplicáveis, e ainda conta com uma estrutura de serviços adequada para o desempenho de suas funções.

A Ouvidoria mantém em rigoroso sigilo o nome dos envolvidos, salvo nos casos em que sua identificação for indispensável para a solução do problema e atendimento ao interessado.

Composição

Legislação

PDF
Portaria Ministerial nº 1.264/2008
A Portaria Ministerial nº 1.264/2008, ao aprovar, em extrato, o Instrumento de Avaliação Externa de IES pelo Sinaes, introduziu, na Dimensão 4 – A comunicação com a sociedade –, o indicador 4.3. Ouvidoria, com o seguinte referencial mínimo de qualidade: Quando a ouvidoria está implantada, funciona segundo padrões de qualidade claramente estabelecidos, dispõe de pessoal e infraestrutura adequados, e os seus registros e observações são efetivamente levados em consideração pelas instâncias acadêmicas e administrativas.
PDF
Resolução nº 002/20
Regimento aprovado pelo CONSUP em 28 de agosto de 2017 Resolução nº 002/20
PDF
Resolução nº 023/2017
Trata da aprovação do Regulamento da Ouvidoria da FGW - Faculdade de Gestão Woli

Dúvidas frequentes

O que é uma ouvidoria?

A ouvidoria é um canal para você apresentar sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias.

O que é uma manifestação?

É o ato de expor, apresentar, declarar, tornar visível, publicar. Na Ouvidoria, a manifestação é uma forma que você tem para expressar seus anseios, angústias, dúvidas, opiniões, elogios.

Quais são os tipos de manifestação?

Sugestão: proposta de melhoria.
Elogio: consideração positiva.
Solicitação: pedido para realização de uma ação por parte da instituição.
Informação: pedido de esclarecimento.
Reclamação: manifestação de caráter negativo envolvendo os serviços prestados pela instituição.
Denúncia: ato pelo qual alguém leva ao conhecimento da Faculdade de Gestão Woli - um fato contrário às normas ou a algum regulamento da instituição.

Como posso fazer uma manifestação?

A manifestação pode ser feita de forma presencial, na Sala da Ouvidoria, na FGW, pelo site institucional da FGW, (fgw.woli.com.br) por ou por telefone.

Se eu não quiser me identificar, posso fazer uma manifestação anônima?

Não. A FGW prima pela transparência entre todos os seus colaboradores, sejam eles professores, alunos, cargo administrativo e comunidade externa. Quando você não se identifica não nos dá a chance de saber se a denúncia realmente procede e outro detalhe, não temos como dar o retorno para quem fez a denúncia, uma vez que a pessoa não se identificou.

É possível incluir anexos na manifestação?

Sim. Você pode incluir documentos de texto, imagens, planilhas e arquivos no formato PDF. O limite total é de 10MB.

Qual o prazo para receber um retorno em relação à demanda encaminhada para FGW?

O prazo para retorno em relação à demanda recebida é de 3 (três) dias. O prazo para a resposta fim sobre a demanda é de 20 dias úteis, prorrogados por mais 10 dias de acordo com a dificuldade encontrada na solução da demanda, podendo, ainda, ser prorrogado, por mais vezes, caso a demanda seja de extrema dificuldade para resolução.

Todas as demandas encaminhadas são atendidas?

Não. Pode ser que alguma demanda não tenha solução, mas neste caso o solicitando será contatado e terá uma resposta em relação à não solução da sua demanda.

Quando o prazo de resposta não é respeitado pela ouvidoria, como devo proceder?

Ligar diretamente na Ouvidoria e questionar sobre o atraso no envio da resposta.

É possível alterar minha manifestação depois que foi enviada?

Não é possível alterar a sua manifestação após o envio. Nestes casos você deverá encaminhar nova demanda, com o número do protocolo daquela que você quer alterar, e escrever novamente a demanda com todas as correções.

O que acontece com minha manifestação após o encaminhamento para Ouvidoria?

É recebida pela Ouvidora, analisada e direcionada para os responsáveis pelo setor sobre o qual houve a demanda. Após a análise e solução, quando possível, a demanda volta para a Ouvidoria que encaminha a resposta para o(a) solicitante.

Onde eu posso ver a resposta?

Você receberá a resposta via e-mail.

Posso denunciar vários fatos em uma só denúncia?

Não. Para agilizar a apuração, solicitamos que seja feita uma manifestação para cada fato diferente.

Posso desistir de uma denúncia feita por mim? O que devo fazer?

Sim. Você poderá enviar uma nova manifestação, mencionando o número de protocolo da denúncia – exemplo: 00106.000XXX/2015-XX), informando sua desistência.

Onde posso encontrar dados sobre as demandas encaminhadas para a FGW?

No próprio site da Ouvidoria, em relatórios. O site é alimentado semestralmente com gráficos que apresentam a quantidade de demandas, por tipo e porcentagem de resolução e pendências.

Resultados

NENHUM RESULTADO ENCONTRADO

Ainda não existem resultados para a Ouvidoria.