16 Módulos
Carga horária:
3.140 horas
Trimestral
Noturno
1000 Vagas
Formar gestores líderes com sabedoria teórico-prática, capacitados para agir de forma empreendedora, proativa e revolucionária com competências e habilidades para analisar, planejar e executar ações criativas e estratégicas de negócio, em um cenário regional, nacional e internacional. Além de despertar um olhar crítico da realidade do mercado e prepará-los para a tomada de decisões nas organizações, sempre inovando e mantendo a justiça, ética, cidadania e responsabilidade social.
O Curso de Graduação de Administração deverá ensejar, como perfil desejado do formando, capacitação e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas, de acordo com os níveis graduais do processo de tomada de decisão, bem como para desenvolver gerenciamento qualitativo e adequado, revelando a assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do administrador.
Mensalidades para o ano de 2022.
R$ 497,73
Data de início do curso: 2022-08-01
Formação de equipes: conceito, importância, liderança e desempenho. Desenvolvimento de equipes de alto desempenho. Gerenciando o processo de mudanças na Organização: para o desenvolvimento de pessoas e das equipes de trabalho. Learning Organization e sua evolução. As perspectivas e evolução da gestão de pessoas: novos paradigmas nos sistemas modernos de trabalho e do trabalhador do conhecimento. Motivação.
As organizações e a gestão de Recursos Humanos. Evolução da gestão de Recursos Humanos. Subsistemas de Recursos Humanos. Desafios da gestão de pessoas. Reflexão sobre a política geral de gestão de pessoas: a integração e a produtividade do trabalhador. Análise da gestão estratégica e da gestão de recursos humanos para os resultados organizacionais.
Método e técnica. O processo de leitura. Citações bibliográficas. Trabalhos acadêmicos: tipos, características e composição estrutural. Pesquisa qualitativa e quantitativa. Relatório de pesquisa. Pesquisa exploratória, descritiva e explicativa.Relatório de pesquisa. Estilo de redação. Normas gerais da ABNT para trabalhos acadêmicos de disciplina.
Pesquisa através de levantamentos. Aspectos qualitativos. Descrição quantitativa. Perfil de equipes. O que motiva minha equipe. Informações sobre recursos humanos empresariais. Perfil de liderança. Pesquisas sobre perfil de liderança. Apresentação de dados. Relatório de Pesquisa.
Conceitos. Mudanças nas relações de trabalho. Sistemas e processos organizacionais. Características empreendedoras. A motivação na busca de oportunidades. O funcionamento de um negócio. Estudo de viabilidade. Estrutura e elaboração de um plano de negócios - CANVAS.
Processo de desenvolvimento de produto. Estratégias de produtos. Classificação de produtos. Linhas de produtos. Embalagem e rotulagem. Serviços. Estágios para o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Ciclo de vida do produto. Brand equity. Posicionamento e valores de marca. Elementos de marca. Branding.
Conceitos básicos e modelos de inovação estratégica. Fatores fundamentais na gestão da inovação. A inovação como um processo de gestão. Trajetórias tecnológicas e globalização aliadas a inovação estratégica. Competitividade e inovação. Planejamento estratégico. Estudos de caso de inovação estratégica.
Planejamento geral. Modelo de negócios Canvas. Plano de negócios. Planejamento de marca. Planejamento de inserção de marca. Planejamento de novos produto. Planejamento para novos processos. Plano de inovação. Planejamento de serviço.
Visão estratégica da administração de recursos humanos. A função estratégica da área de RH atrelada aos negócios da organização. As funções e perfil do gestor de RH contemporâneo. Planejamento de RH. Ferramentas para o planejamento estratégico de RH.
A organização como sistema social. Evolução da estrutura das empresas. O comportamento individual e grupal e suas implicações no ambiente de trabalho. As relações humanas nas organizações. A generalização de ocorrências no ambiente de trabalho.
Coaching Pessoal. Processo de Desenvolvimento Pessoal. Estratos de Desenvolvimento. Psicologia Positiva. Desenvolvimento organizacional. Coaching Profissional. Aprendizagem: fatores hereditários e ambientais. Diferentes abordagens sobre o conceito de aprendizagem. Instrumentalização do Potencial Humano. Processo inovador de desenvolvimento. Mentoring.
Indicadores de Recursos Humanos para a tomada de decisões. Complexidade e análise das operações e manuseio dos indicadores. Diversos indicadores: Índice de Rotatividade ou Turnover, Absenteísmo, Índice de retenção de talentos, Retorno sobre o Investimento em Treinamentos (ROI em Treinamentos), Índice de reclamações trabalhistas, Clima Organizacional entre outros.
Bases históricas. Abordagens clássica (teoria clássica, administração científica), humanista (relações humanas, comportamentalismo) e organizacional (estruturalismo e burocracia). Desenvolvimento Organizacional. Organização e seus princípios, estruturas organizacionais formais e informais, amplitude organizacional, autoridade e responsabilidade, centralização, descentralização e delegação de autoridade. Tipos de departamentalização.
Responsabilidade Social: valores e ética empresarial. Indicadores e avaliação. Código de ética. Responsabilidade socioambiental. Instrumentos e indicadores. Responsabilidade socioambiental. Desenvolvimento Sustentável e sustentabilidade corporativa. Responsabilidade ambiental e gestão ambiental pública e privada. Relações étnico raciais.
Funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle. Visão Sistêmica na Administração. Complexidade organizacional. Ecologia de Empresas. Abordagem contingencial. Exemplos de modelos atuais: modelo de gestão em RH por competências (excelência e melhoria), administração participativa e learning organization.
Abordagens tradicionais da administração com enfoque gerencial. Modelos e teorias contemporâneas de gestão. Análise de estrutura organizacional. Heranças das abordagens administrativas. Aspectos éticos na prática. Responsabilidade Socioambiental em perspectiva inicial empírica da problemática ambiental.
Contabilidade, conceito, objeto, finalidade. Demonstrações contábeis. Indicadores de análise de demonstrações financeiras. Fundamentos básicos de finanças.
O uso da Calculadora financeira HP 12C. Porcentagem. Juros simples e compostos. Descontos. Taxas: proporcional, equivalente, nominal e real. Equivalência de capitais. Anuidades. Empréstimos. Análise de alternativas de investimento. Desconto. Métodos e critérios de avaliação de investimento de capital. Matemática financeira com excel.
Análise patrimonial. Análise de investimentos. O Juros na análise patrimonial. Juros praticados. Formação patrimonial. Investimentos de capital. Análise financeira e contábil. Análise introdutória.
Introdução à teoria dos jogos. Conceitos teóricos e fundamentais sobre jogos, técnicas e vivências empresariais. Racionalidade e irracionalidade de jogos e técnicas vivenciais. Modelagem de jogos. Dinâmicas e jogos. Aplicações de dinâmicas, jogos e técnicas vivenciais. Análise e avaliação de resultados obtidos por meio de dinâmica, jogos e técnicas vivenciais de empresa.
Introdução à Pesquisa Operacional; Otimização Matemática; Programação Linear (PL); Algoritmo Simplex; Programação Inteira; Problema de Transportes, Redes: Apresentação dos problemas clássicos.
Probabilidade. Variáveis aleatórias. Estatística descritiva. Distribuições teóricas e empíricas. Teoria de Amostragem. Introdução à Inferência: população e amostra. Introdução à estimação e testes de hipóteses. Organização de dados em tabelas e gráficos.
Otimização matemática e estatística na prática. Teoria dos jogos aplicada. . Projeto Operacional de uma empresa fictícia ou real, com base em apoio estatístico. Princípios da Pesquisa Operacional: programação linear, inteira, não linear, dinâmica, simulação ou otimização em redes.
Procedimentos para admissão. Contrato de trabalho. Salário. Insalubridade e periculosidade. Contribuição sindical. Vale-transporte. Benefícios. Férias. 13º Salário. Processos de rescisão do contrato de trabalho. Prevenção do passivo trabalhista. Atuação do preposto.
Noções gerais de Direito Empresarial. O comércio e empresa. Noções de direito societário. Títulos de crédito. Contratos empresariais. Falência e recuperação de empresas. Conceitos e classificação dos tributos. Princípios tributários. Tributos Federais, Estaduais e Municipais. SIMPLES Nacional. Administração e Planejamento tributário.
Bases históricas da saúde do trabalhador. Política Nacional de Saúde e Segurança do Trabalho. Doenças ocupacionais causadas por agentes Físicos, Químicos e Ergonômicos. Prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Aspectos epidemiológicos das doenças do trabalho.
Visão geral de boas práticas de gestão para ampliar a compreensão sobre os riscos trabalhistas e a segurança ocupacional. Estabelecimento de políticas uniformes para tomada de decisões. Análise e relação da atual legislação para prevenção e conscientização.
Conceitos de economia. Princípios de Economia. Modelos microeconômicos. Mercado e Preços; Demanda; Oferta. Estruturas de mercado. As concepções e as leis da economia. Evolução da economia brasileira. Formação de blocos econômicos.
O conceito de Marketing. Elementos do composto de marketing. Noções do Comportamento do Consumidor. Introdução a segmentação de mercado e posicionamento. Desenvolvimento do Mix de Marketing. Administração de Vendas. Marketing no varejo. Marketing direto e online. Ética no marketing.
Os princípios básicos do marketing de relacionamento; Aplicações e programas de marketing de relacionamento; Informações, banco de dados e CRM (Customer Relationship Management); Relacionamento, CRM e programas de fidelidade; Gestão e estratégias básicas de marketing de relacionamento; Programas de marketing de relacionamento: Implementação e gerenciamento.
Marketing e mercado. Gestão do composto: produto, preço, praça e promoção. Microambiente. Macroambiente.Oferta e demanda sob o viés empírico. Como fortalecer o relacionamento com o cliente. Análise de concorrência.
Origem histórica e conceituação da contabilidade de custos. Terminologias próprias. Controle, custo e contabilização de matéria-prima. Controle, custo e contabilização de mão-de-obra direta. Rateio e contabilização dos custos de fabricação. Formação do preço de venda com base no custeio por absorção.
Preparação das Demonstrações para análise. Coeficiente, índices e quocientes. Análise vertical e horizontal. Análise da estrutura de capitais, liquidez e solvência de atividade ou rotação, da rentabilidade e de produtividade. Análise da Demonstração do fluxo de caixa, e da DOAR como instrumento auxiliar. Diagnósticos econômicos e financeiros.
Tipos e técnicas de orçamento. Plano orçamentário geral. Consolidação de orçamento. Administração do capital de giro. Administração dos ativos fixos e investimentos de capital. Custos de capital, estrutura de capital e avaliação. Fontes de financiamento a curto prazo. Fontes de financiamento a longo prazo. Finanças corporativas e gestão no longo prazo sob condições de risco e incerteza.
Conhecimento do ambiente no qual se insere o negócio para a análise das demonstrações financeiras por meio dos mecanismos existentes, mostrando que os índices têm importâncias diferentes entre os diferentes setores e segmentos de negócios. Abordagem do conteúdo: Aplicação prática das principais ferramentas e técnicas de análise, estimulando a visão crítica e a exposição de idéias. Elaboração de parecer.
Conceitos fundamentais de estudos de mercado e comportamento do consumidor. Metodologias (quantitativas e qualitativas), estratégias para obtenção de informação (internas, externas, primárias e secundárias), etapas da pesquisa, tipos de pesquisas, elaboração do briefing, elaboração de estudos completos (quantitativo e qualitativo), métodos para coleta de dados e trabalho de campo; análise e desenho de relatório. A pesquisa de mercado pela internet.
Contextualização e definição de estratégia. Ambiente externo das organizações. Plano estratégico da empresa. Princípios fundamentais do planejamento e controle de resultados. Análise de ambiente de negócio. Estratégias competitivas. Técnicas de análise de posição competitiva. Implementação de estratégias. Etapas para a formulação, implementação e acompanhamento das estratégias.
Os tipos de consumidor e decisão estratégica. Vantagem competitiva pelo conhecimento do consumidor. Tomada de decisão estratégica baseada em pesquisa de mercado. Elaboração prática de planejamento estratégico.
Introdução à filosofia. A cultura humana. A formação da consciência pelo trabalho. O senso comum, o bom senso e o conhecimento científico. A administração herdeira da filosofia e a epistemologia da administração. A administração o contexto das ciências humanas e sociais. A lógica formal. O pensamento mecanicista. Dialética e materialismo.
A sociologia como ciência. A sociologia aplicada à administração. O indivíduo e a organização.O ser social. A organização como um sistema social. Cultura organizacional. Interação e grupos sociais nas organizações. Processos sociais nas organizações. Estratificação e mobilidade social nas organizações. Mudanças sociais.
A administração como ciência humana e como ciência social aplicada. Urbanização e êxodo rural na sociedade industrial: os impactos na sociedade e formação das cidades. Trabalho x exploração infantil. Diferenças de gênero no mundo do trabalho. Cidadania. Globalização, cultura e identidade. Desigualdades regionais. Analfabetismo. Violência nas grandes cidades. Inclusão digital. Geopolítica.
Elaboração de memorial completo e detalhado. Você como parte de sua família. Nascimento. Infância. Pessoas marcantes. Adolescência. juventude. Maturidade. Grandes conquistas. Momentos marcantes. Perdas. Você como ser social. Você como ser organizacional. Você como parte de um sistema. Você como um estudante de administração. A organização e a sociedade. A responsabilidade social e moral. A responsabilidade organizacional. A responsabilidade para com os próximos e a tolerância. A responsabilidade para com o mundo e as futuras gerações.
Modelos de produção industrial. Produção e produtividade em serviços. Operação, competitividade e cadeia de valor. Estudos de layout, arranjo e fluxo. Sistemas de produção. Otimização, padronização e documentação de operações; Ferramentas de gestão da produção (planejamento e controle). Just in time. Natureza de serviços. Tipos de serviço. Tendências em serviços.
Técnicas de monitoramento e controle de variáveis no contexto da sustentabilidade. Certificações ambientais. Visões de meio ambiente e seu impacto nas organizações. Impactos ambientais e gestão de resíduos. Balanço ambiental: técnicas, processos e análise de ciclo de vida de produtos. Proteção e custos ambientais. Sistema de Gestão Ambiental.Técnicas de avaliação de desempenho ambiental. Ecoeficiência e desenvolvimento sustentável.
Conceitos de qualidade. Histórico. Ferramentas de qualidade. Interpretar normas de garantia da qualidade. Processos de Melhoria Contínua. Programas de qualidade. Auditoria. Certificado de qualidade.
Planejamento e projeto de produção. Medidas de aspectos e impactos ambientais. Certificações de qualidade e/ou ambientais. Gestão de qualidade e produtividade. Análises práticas de processos produtivos.
A visão tradicional de OSM.Gestão Organizacional e contextualização de processos nas organizações. Processo e modelagem organizacional: noções básicas. Melhoria de processos e reengenharia organizacional. Gestão de Processos de Negócios: fundamentos, ciclo de vida e sistemas para a gestão de processos de negócio (BPMS). Análise e modelo orientados a processos. Gerenciamento da mudança em BPM. Melhoria contínua dos processos de negócio.
O projeto como forma de organização de ação administrativa. O posicionamento do projeto na estrutura administrativa da empresa. Venda do projeto. Seleção e avaliação de projetos. Planejamento e controle de projetos. Gerência de equipes de projetos. Planejamento dos recursos do projeto. Acompanhamento de projetos. Avaliação dos resultados do projeto. Capacitação e carreira em Gerenciamento de Projetos. Programas de certificação em Gerenciamento de Projetos.
Ferramentas para Modelagem de Processos de Negócios: conceitos básicos, notações, ferramentas, elementos essenciais das linguagens BPMN (Business Process Modeling Notation). Workflow. Fluxogramas. Árvores de processos. Ferramentas para o gerenciamento de projetos: PMBOK, SCRUM.
Utilização de notação BPMN. Aplicação Workflow. Elaboração de projeto PMBOK. Implementação de projeto SCRUM.
Evolução e conceitos de administração de materiais. Funções e objetivos da administração de materiais. Localização e alcance da AM nas organizações. Normalização e qualidade. Armazenamento de materiais. A função compras. A organização e o pessoal de compras. Compra na qualidade certa. Compra no preço certo. Fontes de fornecimento. Organizações alternativas para compras. Fabricar ou comprar. Gestão de Bens Patrimoniais.
Visão Estratégica da Logística. Canais de Distribuição de Produtos. Cadeia de Suprimentos. Distribuição Física de Produtos. Nível de Serviço ao Cliente. Gestão de Transportes. Gestão de Custos (inclusive ABC) na Logística de Distribuição de Produtos. Gestão de Armazenagem; Gestão de Estoques. Parcerias empresariais e redes de organizações. Logística Reversa de Produtos & Embalagens.
Planejamento de requisições. Controle e armazenamento dos bens de transformação e /ou dos itens de uso e consumo. Estratégias de distribuição. estudo de caso: escolha de fornecedores; o estoque de suprimentos; o canal de distribuição. Aspectos positivos negativos e necessidades de melhoria. Análise empírica.
A empresa na era da informação. Vantagem competitiva. Solução de problemas com Sistemas de Informação. Impacto e Segurança na Implementação de Sistemas de Informação. Sistemas empresariais Básicos. Sistemas de processamentos de transações. Sistemas de Informação Gerencial. Sistemas de Apoio à Decisão. Sistemas de Informações Executivas.
Características do processo decisório. A informação e a comunicação no processo decisório. Método racional de processo decisório. Vieses do processo decisório e erros mais comuns. Técnicas e instrumentos de apoio à decisão.A Importância do empowerment.
Histórico do uso de tecnologia. As novas gerações e o uso de tecnologias. ERPs, SCM. Empresas digitais. Comércio eletrônico. Inteligência artificial. Sistemas Inteligentes nos negócios. Negócios Eletrônicos. Tecnologias Atuais em Sistemas de Informação. Protótipos de sistemas de informações. Indústria 3.0. Indústria 4.0. Big Data. Nuvem.
Etapas do processo de tomada de decisão; Definição de Problema; Definição de objetivos; Criação de alternativas; Desdobramentos das alternativas; Ferramentas para auxílio na tomada de decisão ; Intuição e criatividade no processo decisório; Reuniões eficazes para tomadas de decisões; MASP - Método de Análise e Solução de Problemas. Utilização de sistemas gerenciais. Relatórios de gestão. Tomada de decisão utilizando sistemas aplicados, inteligentes, ERPs.
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) será constituído por um grupo de docentes com atribuições acadêmicas de acompanhamento, atuante no processo de concepção, consolidação e contínua atualização periódica do Projeto Pedagógico do Curso (PPC).
Os membros do Núcleo exercem liderança acadêmica percebida na produção de conhecimentos na área, no desenvolvimento do ensino, e em outras dimensões entendidas como importantes pela Instituição, e que atuem sobre o desenvolvimento do curso.
Sendo assim, o NDE do curso de Administração da Faculdade de Gestão Woli (FGW) é formado por 5 (cinco) docentes, incluindo o coordenador do curso como seu presidente. Destes, 100% possuem titulação stricto sensu e 100% trabalham em regime de tempo integral.
Portaria 567, de 16/12/2019 - D.O.U. Seção 1. pág. 48 em 18/12/2019.