8 Módulos
Carga horária:
1.700
Trimestral
Noturno
1000 Vagas
Capacitar profissionais para liderar equipes, fidelizar clientes, gerir finanças, definir estratégias de marketing e de preços, nas áreas de comércio e serviços, nos segmentos de varejo e atacado, além de prepará-los para o planejamento, controle e alcance de resultados.
O egresso do curso de Gestão Comercial da FGW deve possuir um perfil para gerir processos comerciais de forma integrada com os demais processos gerenciais da empresa, nos níveis estratégico, tático e operacional. Em relação à formação de gestores, o egresso do curso estará preparado para atuar em postos de trabalho nas empresas em geral, de forma eficientee empreendedora, buscando a qualidade, produtividade e lucratividade, sem perder de foco os aspectos humanistas que envolvem a profissão.
Mensalidades para o ano de 2022.
R$ 382,54
Data de início do curso: 2022-08-01
Introdução à Administração: fundamentos. Desenvolvimento Organizacional, teorias, processo, modelos. Administração estratégica. Função Gerencial, gestão participativa e gestão pela qualidade total. Organização e seus princípios, estruturas organizacionais formais e informais, amplitude organizacional, autoridade e responsabilidade, centralização, descentralização e delegação de autoridade, departamentalização e suas variáveis. Conceitos de economia. Princípios de Economia. Modelos microeconômicos. Mercado e Preços; Demanda; Oferta. Estruturas de mercado. As concepçõese as leis da economia. Evolução da economia brasileira. Formação de blocos econômicos.
As organizações e a gestão de Recursos Humanos. Evolução da gestão de Recursos Humanos. Subsistemas de Recursos Humanos. Desafios da gestão de pessoas. Reflexão sobre a política geral de gestão de pessoas: a integração e a produtividadedo trabalhador. Análise da gestão estratégica e da gestão de recursos humanos para os resultados organizacionais.
Mudanças atuais das perspectivas de Mercado. Análise do impacto de novas oportunidades na gestão empresarial e de pessoas: empreendedorismo, mercado de trabalhoe novos líderes. O novo quadro da gestão empresarial e de pessoas no mercado atual.
Conceitos. Mudanças nas relações de trabalho. Sistemas e processos organizacionais. Características empreendedoras. A motivação na busca de oportunidades. O funcionamento de um negócio. Estudo de viabilidade. Estrutura e elaboração de um plano de negócios.
O conceito de Marketing. Elementos do composto de marketing. Noções do Comportamento do Consumidor. Introdução a segmentação de mercado e posicionamento. Desenvolvimento do Mix de Marketing. Administração de Vendas. Marketing no varejo. Marketing direto e online. Ética no marketing.
Conceitos básicos e modelos de inovação estratégica. Fatores fundamentais na gestão da inovação. A inovação como um processo de gestão. Trajetórias tecnológicas e globalização aliadas a inovação estratégica. Competitividade e inovação. Planejamento estratégico. Estudos de caso de inovação estratégica.
Plano de marketing: conceitos, técnicas e práticas usadas no planejamento e elaboração de planos de marketing. Formulação de um plano de marketing para novas empresas. Capacidade analítica e raciocínio crítico.
Gestão de vendas: conceituação e amplitude. Previsão e planejamento de vendas. Organização da força de vendas. Passos do processo de venda. Conceitos de negociação. Estilos, competências e habilidades no processo de negociação. O poder de barganha. Questões da negociação. Negocia e ética.
Equipe: Gestão e desenvolvimento de equipe. Estágios de desempenho de grupo. Liderança. Fenômenos de grupo. Avaliação de resultados em desenvolvimento de equipe. Motivação. Clima organizacional. Desenvolvimento e implementação de um plano de gestão de Clima Organizacional.
Procedimentos para admissão. Contrato de trabalho. Salário. Insalubridade e periculosidade. Contribuição sindical. Vale-transporte. Benefícios. Férias. 13º Salário. Processos de rescisão do contrato de trabalho. Prevenção do passivo trabalhista. Atuação do preposto
Gestão de Equipe. Estratégias de Vendas. Ações de venda de produtos/serviços com base no mix de marketing. Retenção de clientes através de ações específicas. Formulação de um projeto integrando a gestão de equipe e estratégias de vendas. Capacidade analítica e raciocínio crítico.
Os princípios básicos do marketing de relacionamento; Aplicações e programas de marketing de relacionamento; Informações, banco de dados e CRM (Customer Relationship Management); Relacionamento, CRM e programas de fidelidade; Gestão e estratégias básicas de marketing de relacionamento; Programas de marketing de relacionamento: Implementação e gerenciamento.
O uso da Calculadora financeira HP 12C. Porcentagem. Juros simples e compostos. Descontos. Taxas: proporcional, equivalente, nominal e real. Equivalência de capitais.Anuidades. Empréstimos. Análise de alternativas de investimento. Desconto. Métodos e critérios de avaliação de investimento de capital. Matemática financeira com excel.
Responsabilidade Social: valores e ética empresarial. Indicadores e avaliação. Código de ética. Responsabilidade socioambiental. Instrumentos e indicadores. Responsabilidade socioambiental. Desenvolvimento Sustentável e sustentabilidade corporativa. Responsabilidade ambiental e gestão ambiental pública e privada. Relações étnico raciais.
Marketing de relacionamento. Ferramentas tecnológicas do marketing de relacionamento. Qualidade no atendimento. Qualidade dos serviços. Indicadores de Satisfação. Formulação de um projeto de Marketing de Relacionamento. Capacidade analítica e raciocínio crítico.
Processo de desenvolvimento de produto. Estratégias de produtos. Classificação de produtos. Linhas de produtos. Embalagem e rotulagem. Serviços. Estágios para o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Ciclo de vida do produto. Brand equity. Posicionamento e valores de marca. Elementos de marca. Branding.
Gestão de Preços: conceitos, classificações e nomenclaturas de custos; departamentalização e centro de custos; definição de bases de rateio e metodologia de aplicação de custos indiretos; custos de materiais diretos; custos de mão-de-obra; custeio baseado em atividade (Activity Based Costing); Análise Custo, Volume e Lucro; ponto de equilíbrio, Efeitos dos Tributos sobre custos e preços, formação de preços.
Conceitos e classificação dos tributos. Princípios tributários. Tributos Federais, Estaduais e Municipais. SIMPLES Nacional. Administração e Planejamento tributário.
Estágios de desenvolvimento de novos produtos. Fontes de ideias para novos produtos. Teste de Conceito. Testes de Mercado. Desenvolvimento, teste e lançamento de um novo produto ou serviço.Capacidade analítica e raciocínio crítico.
Gestão de materiais: conceitos e objetivos. Impacto dos estoques nos custos e processos. Níveis de estoque. Parâmetros para definição de estoques. Objetivos e atribuições da função de compras; princípios de negociação e relacionamento com fornecedores; gerenciamento de requisitos e da qualidade dos fornecedores.
Conceitos fundamentais de estudos de mercado e comportamento do consumidor. Metodologias (quantitativas e qualitativas), estratégias para obtenção de informação (internas, externas, primárias e secundárias), etapas da pesquisa, tipos de pesquisas, elaboração do briefing, elaboração de estudos completos (quantitativo e qualitativo), métodos para coleta de dados e trabalho de campo; análise e desenho de relatório. A pesquisa de mercado pela internet.
Crédito no varejo: conceitos, fatores e abrangência. Riscos de crédito. Análise e decisão de crédito. Processo de cobrança e monitoramento de crédito.
Principais tipos de pesquisa. Pesquisa de hábitos de consumo. Questionários. Públicos. Análise de Resultados. Formulação de um projeto de Pesquisa de Mercado. Capacidade analítica e raciocínio crítico.
Contabilidade, conceito, objeto, finalidade. Demonstrações contábeis. Indicadores de análise de demonstrações financeiras. Fundamentos básicos de finanças.
Contextualização e definição de estratégia. Ambiente externo das organizações. Plano estratégico da empresa. Princípios fundamentais do planejamento e controle de resultados. Análise de ambiente de negócio. Estratégias competitivas. Técnicas de análise de posição competitiva. Implementação de estratégias. Etapas para a formulação, implementação e acompanhamento das estratégias.
Noções gerais do CDC. Conceitos básicos da relação de consumo. Qualidade e segurança dos produtos e serviços. Responsabilidades e garantias. Oferta, publicidade e aspectos processuais.
Planejamento e Organização Estratégica. Análise SWOT: Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). Confecção de SWOT para análise de mercado, mediante dados de um Setor ou Empresa.
Conceituação. O espaço da promoção de vendas e do merchandising no composto promocional mercadológico. Estratégias de comunicação e promoção de vendas. Persuasão. Promoção institucional. Tipos de merchandising. Planejamento promocional sistêmico. Projeto: montagem, orçamento, cronograma, objetivos, estratégias, táticas e técnicas. Eventos e Relações Públicas. Marketing direto e vendas pessoais. Marketing Digital. Relação com agências de publicidade e propaganda. Determinação de vendas para promoção. Avaliação das estratégias promocionais.
Merchandising: conceitos e técnicas. Layout de loja. Material de PDV. Tipos de lojas. Indicadores de PDV.
Noções gerais de Direito Empresarial. O comércio e empresa. Noções de direito societário. Títulos de crédito. Contratos empresariais. Falência e recuperação de empresas.
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) será constituído por um grupo de docentes com atribuições acadêmicas de acompanhamento, atuante no processo de concepção, consolidação e contínua atualização periódica do Projeto Pedagógico do Curso (PPC).
Os membros do Núcleo exercem liderança acadêmica percebida na produção de conhecimentos na área, no desenvolvimento do ensino, e em outras dimensões entendidas como importantes pela Instituição, e que atuem sobre o desenvolvimento do curso.
Sendo assim, o NDE do curso de Gestão Comercial da Faculdade de Gestão Woli (FGW) é formado por 5 (cinco) docentes, incluindo o coordenador do curso como seu presidente. Destes, 100% possuem titulação stricto sensu e 100% trabalham em regime de tempo integral.
Portaria 567, de 16/12/2019 - D.O.U. Seção 1. pág. 48 em 18/12/2019.