Gestão Comercial – FGW
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Graduação

Período8 Módulos

Carga HoráriaCarga horária:
1700

Tipo de períodoTrimestral

TurnoNoturno

Vagas1000 Vagas

INSCREVA-SE

O curso

Capacitar profissionais para liderar equipes, fidelizar clientes, gerir finanças, definir estratégias de marketing e de preços, nas áreas de comércio e serviços, nos segmentos de varejo e atacado, além de prepará-los para o planejamento, controle e alcance de resultados.

Perfil do egresso

O egresso do curso de Gestão Comercial da FGW deve possuir um perfil para gerir processos comerciais de forma integrada com os demais processos gerenciais da empresa, nos níveis estratégico, tático e operacional. Em relação à formação de gestores, o egresso do curso estará preparado para atuar em postos de trabalho nas empresas em geral, de forma eficientee empreendedora, buscando a qualidade, produtividade e lucratividade, sem perder de foco os aspectos humanistas que envolvem a profissão.

Investimento

Mensalidades com desconto de pontualidade para o ano de 2021.
R$ 299,37

Grade curricular

  • Componentes Curriculares
    Carga horária
    + Administração, Gestão Empresarial e Economia
    80 Horas

    Introdução à Administração: fundamentos. Desenvolvimento Organizacional, teorias, processo, modelos. Administração estratégica. Função Gerencial, gestão participativa e gestão pela qualidade total. Organização e seus princípios, estruturas organizacionais formais e informais, amplitude organizacional, autoridade e responsabilidade, centralização, descentralização e delegação de autoridade, departamentalização e suas variáveis. Conceitos de economia. Princípios de Economia. Modelos microeconômicos. Mercado e Preços; Demanda; Oferta. Estruturas de mercado. As concepçõese as leis da economia. Evolução da economia brasileira. Formação de blocos econômicos.

    Professor:

    Daniela Prado Salerno
    + Gestão de Recursos Humanos
    80 Horas

    As organizações e a gestão de Recursos Humanos. Evolução da gestão de Recursos Humanos. Subsistemas de Recursos Humanos. Desafios da gestão de pessoas. Reflexão sobre a política geral de gestão de pessoas: a integração e a produtividadedo trabalhador. Análise da gestão estratégica e da gestão de recursos humanos para os resultados organizacionais.

    Professor:

    Lucivane Afonso Chaves
    + Projeto – Análise dos impactos do mercado na gestão empresarial e de pessoas
    40 Horas

    Mudanças atuais das perspectivas de Mercado. Análise do impacto de novas oportunidades na gestão empresarial e de pessoas: empreendedorismo, mercado de trabalhoe novos líderes. O novo quadro da gestão empresarial e de pessoas no mercado atual.

    Professor:

    Fernando Gonçalves
  • Componentes Curriculares
    Carga horária
    + Empreendedorismo
    40 Horas

    Conceitos. Mudanças nas relações de trabalho. Sistemas e processos organizacionais. Características empreendedoras. A motivação na busca de oportunidades. O funcionamento de um negócio. Estudo de viabilidade. Estrutura e elaboração de um plano de negócios.

    Professores:

    Fernando Gonçalves
    Válter Gomes
    + Gestão de Marketing
    80 Horas

    O conceito de Marketing. Elementos do composto de marketing. Noções do Comportamento do Consumidor. Introdução a segmentação de mercado e posicionamento. Desenvolvimento do Mix de Marketing. Administração de Vendas. Marketing no varejo. Marketing direto e online. Ética no marketing.

    Professor:

    Fernando Gonçalves
    + Inovação Estratégica
    40 Horas

    Conceitos básicos e modelos de inovação estratégica. Fatores fundamentais na gestão da inovação. A inovação como um processo de gestão. Trajetórias tecnológicas e globalização aliadas a inovação estratégica. Competitividade e inovação. Planejamento estratégico. Estudos de caso de inovação estratégica.

    Professor:

    Juliana Flávia Palazzo da Costa Macedo
    + Projeto – Plano de Marketing para novas empresas
    40 Horas

    Plano de marketing: conceitos, técnicas e práticas usadas no planejamento e elaboração de planos de marketing. Formulação de um plano de marketing para novas empresas. Capacidade analítica e raciocínio crítico.

    Professor:

    Daniela Prado Salerno
  • Componentes Curriculares
    Carga horária
    + Estratégia Comercial, Negociação e Vendas
    80 Horas

    Gestão de vendas: conceituação e amplitude. Previsão e planejamento de vendas. Organização da força de vendas. Passos do processo de venda. Conceitos de negociação. Estilos, competências e habilidades no processo de negociação. O poder de barganha. Questões da negociação. Negocia e ética.

    Professor:

    Daniela Prado Salerno
    + Gestão de Equipes
    40 Horas

    Equipe: Gestão e desenvolvimento de equipe. Estágios de desempenho de grupo. Liderança. Fenômenos de grupo. Avaliação de resultados em desenvolvimento de equipe. Motivação. Clima organizacional. Desenvolvimento e implementação de um plano de gestão de Clima Organizacional.

    Professor:

    Paulo Sérgio Rodrigues de Paula
    + Direito Trabalhista
    40 Horas

    Procedimentos para admissão. Contrato de trabalho. Salário. Insalubridade e periculosidade. Contribuição sindical. Vale-transporte. Benefícios. Férias. 13º Salário. Processos de rescisão do contrato de trabalho. Prevenção do passivo trabalhista. Atuação do preposto

    Professor:

    Jean Carlo Madalena
    + Projeto – Gestão de equipe e estratégia de vendas
    40 Horas

    Gestão de Equipe. Estratégias de Vendas. Ações de venda de produtos/serviços com base no mix de marketing. Retenção de clientes através de ações específicas. Formulação de um projeto integrando a gestão de equipe e estratégias de vendas. Capacidade analítica e raciocínio crítico.

    Professor:

    Luis Bei
  • Componentes Curriculares
    Carga horária
    + Gestão de relacionamento com clientes
    40 Horas

    Os princípios básicos do marketing de relacionamento; Aplicações e programas de marketing de relacionamento; Informações, banco de dados e CRM (Customer Relationship Management); Relacionamento, CRM e programas de fidelidade; Gestão e estratégias básicas de marketing de relacionamento; Programas de marketing de relacionamento: Implementação e gerenciamento.

    Professor:

    Wesley Almeida
    + Matemática Financeira
    80 Horas

    O uso da Calculadora financeira HP 12C. Porcentagem. Juros simples e compostos. Descontos. Taxas: proporcional, equivalente, nominal e real. Equivalência de capitais.Anuidades. Empréstimos. Análise de alternativas de investimento. Desconto. Métodos e critérios de avaliação de investimento de capital. Matemática financeira com excel.

    Professor:

    Giovanna Abreu Alves
    + Ética e Responsabilidade Socioambiental e Relações Étnico Raciais
    60 Horas

    Responsabilidade Social: valores e ética empresarial. Indicadores e avaliação. Código de ética. Responsabilidade socioambiental. Instrumentos e indicadores. Responsabilidade socioambiental. Desenvolvimento Sustentável e sustentabilidade corporativa. Responsabilidade ambiental e gestão ambiental pública e privada. Relações étnico raciais.

    Professor:

    Paulo Sérgio Rodrigues de Paula
    + Projeto – Marketing de Relacionamento
    40 Horas

    Marketing de relacionamento. Ferramentas tecnológicas do marketing de relacionamento. Qualidade no atendimento. Qualidade dos serviços. Indicadores de Satisfação. Formulação de um projeto de Marketing de Relacionamento. Capacidade analítica e raciocínio crítico.

    Professor:

    Wesley Almeida
  • Componentes Curriculares
    Carga horária
    + Gestão de Produtos, Serviços e Marcas
    80 Horas

    Processo de desenvolvimento de produto. Estratégias de produtos. Classificação de produtos. Linhas de produtos. Embalagem e rotulagem. Serviços. Estágios para o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Ciclo de vida do produto. Brand equity. Posicionamento e valores de marca. Elementos de marca. Branding.

    Professor:

    Luis Bei
    + Gestão de Preços
    40 Horas

    Gestão de Preços: conceitos, classificações e nomenclaturas de custos; departamentalização e centro de custos; definição de bases de rateio e metodologia de aplicação de custos indiretos; custos de materiais diretos; custos de mão-de-obra; custeio baseado em atividade (Activity Based Costing); Análise Custo, Volume e Lucro; ponto de equilíbrio, Efeitos dos Tributos sobre custos e preços, formação de preços.

    Professor:

    Andrea Salvi
    + Legislação Tributária
    40 Horas

    Conceitos e classificação dos tributos. Princípios tributários. Tributos Federais, Estaduais e Municipais. SIMPLES Nacional. Administração e Planejamento tributário.

    Professor:

    Renato Ganzarolli
    + Projeto – Lançamento de produtos/serviços
    40 Horas

    Estágios de desenvolvimento de novos produtos. Fontes de ideias para novos produtos. Teste de Conceito. Testes de Mercado. Desenvolvimento, teste e lançamento de um novo produto ou serviço.Capacidade analítica e raciocínio crítico.

    Professor:

    Wesley Almeida
  • Componentes Curriculares
    Carga horária
    + Gestão de compras e estoques.
    40 Horas

    Gestão de materiais: conceitos e objetivos. Impacto dos estoques nos custos e processos. Níveis de estoque. Parâmetros para definição de estoques. Objetivos e atribuições da função de compras; princípios de negociação e relacionamento com fornecedores; gerenciamento de requisitos e da qualidade dos fornecedores.

    + Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor
    80 Horas

    Conceitos fundamentais de estudos de mercado e comportamento do consumidor. Metodologias (quantitativas e qualitativas), estratégias para obtenção de informação (internas, externas, primárias e secundárias), etapas da pesquisa, tipos de pesquisas, elaboração do briefing, elaboração de estudos completos (quantitativo e qualitativo), métodos para coleta de dados e trabalho de campo; análise e desenho de relatório. A pesquisa de mercado pela internet.

    Professor:

    Gustavo de Magalhães Vieira
    + Crédito e Cobrança
    40 Horas

    Crédito no varejo: conceitos, fatores e abrangência. Riscos de crédito. Análise e decisão de crédito. Processo de cobrança e monitoramento de crédito.

    + Projeto – Pesquisa de mercado
    40 Horas

    Principais tipos de pesquisa. Pesquisa de hábitos de consumo. Questionários. Públicos. Análise de Resultados. Formulação de um projeto de Pesquisa de Mercado. Capacidade analítica e raciocínio crítico.

    Professor:

    Gustavo de Magalhães Vieira
  • Componentes Curriculares
    Carga horária
    + Contabilidade e Finanças Empresariais
    40 Horas

    Contabilidade, conceito, objeto, finalidade. Demonstrações contábeis. Indicadores de análise de demonstrações financeiras. Fundamentos básicos de finanças.

    + Planejamento Estratégico
    80 Horas

    Contextualização e definição de estratégia. Ambiente externo das organizações. Plano estratégico da empresa. Princípios fundamentais do planejamento e controle de resultados. Análise de ambiente de negócio. Estratégias competitivas. Técnicas de análise de posição competitiva. Implementação de estratégias. Etapas para a formulação, implementação e acompanhamento das estratégias.

    + Direito do Consumidor
    40 Horas

    Noções gerais do CDC. Conceitos básicos da relação de consumo. Qualidade e segurança dos produtos e serviços. Responsabilidades e garantias. Oferta, publicidade e aspectos processuais.

    + Projeto – Análise SWOT
    40 Horas

    Planejamento e Organização Estratégica. Análise SWOT: Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). Confecção de SWOT para análise de mercado, mediante dados de um Setor ou Empresa.

  • Componentes Curriculares
    Carga horária
    + Optativa
    40 Horas

    + Promoção de Vendas
    80 Horas

    Conceituação. O espaço da promoção de vendas e do merchandising no composto promocional mercadológico. Estratégias de comunicação e promoção de vendas. Persuasão. Promoção institucional. Tipos de merchandising. Planejamento promocional sistêmico. Projeto: montagem, orçamento, cronograma, objetivos, estratégias, táticas e técnicas. Eventos e Relações Públicas. Marketing direto e vendas pessoais. Marketing Digital. Relação com agências de publicidade e propaganda. Determinação de vendas para promoção. Avaliação das estratégias promocionais.

    + Gestão de PDV e Merchandising
    40 Horas

    Merchandising: conceitos e técnicas. Layout de loja. Material de PDV. Tipos de lojas. Indicadores de PDV.

    + Legislação Empresarial
    40 Horas

    Noções gerais de Direito Empresarial. O comércio e empresa. Noções de direito societário. Títulos de crédito. Contratos empresariais. Falência e recuperação de empresas.

Coordenação

Fernando Gonçalves
Fernando Gonçalves

Graduado em Administração, MBA em Gestão Recursos Humanos e Mestre em Administração. Possui experiência no ensino profissional nas áreas de Gestão e Negócios. Atualmente é consultor empresarial na área de Gestão de Pessoas, professor universitário, professor autor de material didático para graduação, roteirista para gravação de vídeo-aulas e Coordenador de cursos de Gestão Comercial e Logística da Faculdade de Gestão Woli.

fernando.goncalves@fgw.edu.br Curriculo Lattes

Corpo Docente

Andrea Salvi
Mestra
Andrea Salvi
Mestra em Controladoria e Contabilidade
Horista Admissão: 11/02/2021
andrea.salvi@fgw.edu.br
Curriculo Lattes
Gustavo de Magalhães Vieira
Mestre
Gustavo de Magalhães Vieira
Mestre em Administração.
Horista Admissão: 19/04/2021
Linkedin
Humberto Gustavo de Melo
Mestre
Humberto Gustavo de Melo
Gerente de TI - Grupo Woli
Integral Admissão: 03/02/2020
humberto.melo@fgw.edu.br
Curriculo Lattes
Juliana Flávia Palazzo da Costa Macedo
Mestra
Juliana Flávia Palazzo da Costa Macedo
Treinamento e Desenvolvimento, Palestrante, Coaching e Mentoring
Parcial Admissão: 13/04/2020
juliana.palazzo@fgw.edu.br
Curriculo Lattes Linkedin
Renato Ganzarolli
Mestre
Renato Ganzarolli
Mestre em Direito Público, Professor Universitário e Advogado.
Horista Admissão: 01/02/2021
Curriculo Lattes Linkedin
Sebastiana Ap. Ribeiro Gomes
Mestra
Sebastiana Ap. Ribeiro Gomes
Coordenadora Acadêmica e de Pós-Graduação - FGW
Integral Admissão: 03/02/2020
tianinha@fgw.edu.br
Curriculo Lattes

NDE - Núcleo Docente Estruturante

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) será constituído por um grupo de docentes com atribuições acadêmicas de acompanhamento, atuante no processo de concepção, consolidação e contínua atualização periódica do Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

Os membros do Núcleo exercem liderança acadêmica percebida na produção de conhecimentos na área, no desenvolvimento do ensino, e em outras dimensões entendidas como importantes pela Instituição, e que atuem sobre o desenvolvimento do curso.

Sendo assim, o NDE do curso de Gestão Comercial da Faculdade de Gestão Woli (FGW) é formado por 5 (cinco) docentes, incluindo o coordenador do curso como seu presidente. Destes, 100% possuem titulação stricto sensu e 100% trabalham em regime de tempo integral.

Sebastiana Ap. Ribeiro Gomes
Mestra
Sebastiana Ap. Ribeiro Gomes
Coordenadora Acadêmica e de Pós-Graduação - FGW
tianinha
@fgw.edu.br
Curriculo Lattes
Ato de autorização:

Portaria 567, de 16/12/2019 - D.O.U. Seção 1. pág. 48 em 18/12/2019.