Gestão Comercial – FGW
Mapa do Site
Traduzir para Português Por
Traduzir para Inglês Eng
Traduzir para Espanhol Spn
Graduação

Período8 Módulos

Carga HoráriaCarga horária:
1.700

Tipo de períodoTrimestral

TurnoNoturno

Vagas1000 Vagas

O curso

Capacitar profissionais para liderar equipes, fidelizar clientes, gerir finanças, definir estratégias de marketing e de preços, nas áreas de comércio e serviços, nos segmentos de varejo e atacado, além de prepará-los para o planejamento, controle e alcance de resultados.

Perfil do egresso

O egresso do curso de Gestão Comercial da FGW deve possuir um perfil para gerir processos comerciais de forma integrada com os demais processos gerenciais da empresa, nos níveis estratégico, tático e operacional. Em relação à formação de gestores, o egresso do curso estará preparado para atuar em postos de trabalho nas empresas em geral, de forma eficientee empreendedora, buscando a qualidade, produtividade e lucratividade, sem perder de foco os aspectos humanistas que envolvem a profissão.

Investimento

Mensalidades para o ano de 2022.
R$ 382,54

Data de início

Data de início do curso: 01/08/2022

Grade curricular

  • Componentes Curriculares
    Carga horária
    + Administração, Gestão Empresarial e Economia
    80 Horas

    Introdução à Administração: fundamentos. Desenvolvimento Organizacional, teorias, processo, modelos. Administração estratégica. Função Gerencial, gestão participativa e gestão pela qualidade total. Organização e seus princípios, estruturas organizacionais formais e informais, amplitude organizacional, autoridade e responsabilidade, centralização, descentralização e delegação de autoridade, departamentalização e suas variáveis. Conceitos de economia. Princípios de Economia. Modelos microeconômicos. Mercado e Preços; Demanda; Oferta. Estruturas de mercado. As concepçõese as leis da economia. Evolução da economia brasileira. Formação de blocos econômicos.

    Professor:

    Fernando Gonçalves
    + Gestão de Recursos Humanos
    80 Horas

    As organizações e a gestão de Recursos Humanos. Evolução da gestão de Recursos Humanos. Subsistemas de Recursos Humanos. Desafios da gestão de pessoas. Reflexão sobre a política geral de gestão de pessoas: a integração e a produtividadedo trabalhador. Análise da gestão estratégica e da gestão de recursos humanos para os resultados organizacionais.

    Professor:

    Flávio Marcos de Freitas Palmeira
    + Projeto – Análise dos Impactos do Mercado na Gestão Empresarial e de Pessoas
    40 Horas

    Mudanças atuais das perspectivas de Mercado. Análise do impacto de novas oportunidades na gestão empresarial e de pessoas: empreendedorismo, mercado de trabalhoe novos líderes. O novo quadro da gestão empresarial e de pessoas no mercado atual.

    Professor:

    Kely Cristina Varga
  • Componentes Curriculares
    Carga horária
    + Empreendedorismo
    40 Horas

    Conceitos. Mudanças nas relações de trabalho. Sistemas e processos organizacionais. Características empreendedoras. A motivação na busca de oportunidades. O funcionamento de um negócio. Estudo de viabilidade. Estrutura e elaboração de um plano de negócios.

    Professores:

    Fernando Gonçalves
    Válter Gomes
    + Gestão de Marketing
    80 Horas

    O conceito de Marketing. Elementos do composto de marketing. Noções do Comportamento do Consumidor. Introdução a segmentação de mercado e posicionamento. Desenvolvimento do Mix de Marketing. Administração de Vendas. Marketing no varejo. Marketing direto e online. Ética no marketing.

    Professor:

    Kely Cristina Varga
    + Inovação Estratégica
    40 Horas

    Conceitos básicos e modelos de inovação estratégica. Fatores fundamentais na gestão da inovação. A inovação como um processo de gestão. Trajetórias tecnológicas e globalização aliadas a inovação estratégica. Competitividade e inovação. Planejamento estratégico. Estudos de caso de inovação estratégica.

    Professor:

    Flávio Marcos de Freitas Palmeira
    + Projeto – Plano de Marketing para Novas Empresas
    40 Horas

    Plano de marketing: conceitos, técnicas e práticas usadas no planejamento e elaboração de planos de marketing. Formulação de um plano de marketing para novas empresas. Capacidade analítica e raciocínio crítico.

    Professor:

    Kely Cristina Varga
  • Componentes Curriculares
    Carga horária
    + Estratégia Comercial, Negociação e Vendas
    80 Horas

    Gestão de vendas: conceituação e amplitude. Previsão e planejamento de vendas. Organização da força de vendas. Passos do processo de venda. Conceitos de negociação. Estilos, competências e habilidades no processo de negociação. O poder de barganha. Questões da negociação. Negocia e ética.

    Professor:

    Kely Cristina Varga
    + Gestão de Equipes
    40 Horas

    Equipe: Gestão e desenvolvimento de equipe. Estágios de desempenho de grupo. Liderança. Fenômenos de grupo. Avaliação de resultados em desenvolvimento de equipe. Motivação. Clima organizacional. Desenvolvimento e implementação de um plano de gestão de Clima Organizacional.

    Professor:

    Bânia Vieira Poli
    + Direito Trabalhista
    40 Horas

    Procedimentos para admissão. Contrato de trabalho. Salário. Insalubridade e periculosidade. Contribuição sindical. Vale-transporte. Benefícios. Férias. 13º Salário. Processos de rescisão do contrato de trabalho. Prevenção do passivo trabalhista. Atuação do preposto

    Professor:

    Renato Ganzarolli
    + Projeto – Gestão de equipe e Estratégia de Vendas
    40 Horas

    Gestão de Equipe. Estratégias de Vendas. Ações de venda de produtos/serviços com base no mix de marketing. Retenção de clientes através de ações específicas. Formulação de um projeto integrando a gestão de equipe e estratégias de vendas. Capacidade analítica e raciocínio crítico.

    Professor:

    Flávio Marcos de Freitas Palmeira
  • Componentes Curriculares
    Carga horária
    + Gestão de Relacionamento com Clientes
    40 Horas

    Os princípios básicos do marketing de relacionamento; Aplicações e programas de marketing de relacionamento; Informações, banco de dados e CRM (Customer Relationship Management); Relacionamento, CRM e programas de fidelidade; Gestão e estratégias básicas de marketing de relacionamento; Programas de marketing de relacionamento: Implementação e gerenciamento.

    Professor:

    Kely Cristina Varga
    + Matemática Financeira
    80 Horas

    O uso da Calculadora financeira HP 12C. Porcentagem. Juros simples e compostos. Descontos. Taxas: proporcional, equivalente, nominal e real. Equivalência de capitais.Anuidades. Empréstimos. Análise de alternativas de investimento. Desconto. Métodos e critérios de avaliação de investimento de capital. Matemática financeira com excel.

    Professor:

    Aline Tatiane Evangelista de Oliveira
    + Ética e Responsabilidade Socioambiental e Relações Étnico Raciais
    60 Horas

    Responsabilidade Social: valores e ética empresarial. Indicadores e avaliação. Código de ética. Responsabilidade socioambiental. Instrumentos e indicadores. Responsabilidade socioambiental. Desenvolvimento Sustentável e sustentabilidade corporativa. Responsabilidade ambiental e gestão ambiental pública e privada. Relações étnico raciais.

    Professor:

    Flávio Marcos de Freitas Palmeira
    + Projeto – Marketing de Relacionamento
    40 Horas

    Marketing de relacionamento. Ferramentas tecnológicas do marketing de relacionamento. Qualidade no atendimento. Qualidade dos serviços. Indicadores de Satisfação. Formulação de um projeto de Marketing de Relacionamento. Capacidade analítica e raciocínio crítico.

    Professor:

    Fernando Gonçalves
  • Componentes Curriculares
    Carga horária
    + Gestão de Produtos, Serviços e Marcas
    80 Horas

    Processo de desenvolvimento de produto. Estratégias de produtos. Classificação de produtos. Linhas de produtos. Embalagem e rotulagem. Serviços. Estágios para o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Ciclo de vida do produto. Brand equity. Posicionamento e valores de marca. Elementos de marca. Branding.

    Professor:

    Daniela Prado Salerno
    + Gestão de Preços
    40 Horas

    Gestão de Preços: conceitos, classificações e nomenclaturas de custos; departamentalização e centro de custos; definição de bases de rateio e metodologia de aplicação de custos indiretos; custos de materiais diretos; custos de mão-de-obra; custeio baseado em atividade (Activity Based Costing); Análise Custo, Volume e Lucro; ponto de equilíbrio, Efeitos dos Tributos sobre custos e preços, formação de preços.

    Professor:

    Augusto Messias de Seabra
    + Legislação Tributária
    40 Horas

    Conceitos e classificação dos tributos. Princípios tributários. Tributos Federais, Estaduais e Municipais. SIMPLES Nacional. Administração e Planejamento tributário.

    Professor:

    Renato Ganzarolli
    + Projeto – Lançamento de produtos/serviços
    40 Horas

    Estágios de desenvolvimento de novos produtos. Fontes de ideias para novos produtos. Teste de Conceito. Testes de Mercado. Desenvolvimento, teste e lançamento de um novo produto ou serviço.Capacidade analítica e raciocínio crítico.

    Professor:

    Débora Souza Muniz da Costa
  • Componentes Curriculares
    Carga horária
    + Gestão de Compras e Estoques
    40 Horas

    Gestão de materiais: conceitos e objetivos. Impacto dos estoques nos custos e processos. Níveis de estoque. Parâmetros para definição de estoques. Objetivos e atribuições da função de compras; princípios de negociação e relacionamento com fornecedores; gerenciamento de requisitos e da qualidade dos fornecedores.

    Professor:

    Augusto Messias de Seabra
    + Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor
    80 Horas

    Conceitos fundamentais de estudos de mercado e comportamento do consumidor. Metodologias (quantitativas e qualitativas), estratégias para obtenção de informação (internas, externas, primárias e secundárias), etapas da pesquisa, tipos de pesquisas, elaboração do briefing, elaboração de estudos completos (quantitativo e qualitativo), métodos para coleta de dados e trabalho de campo; análise e desenho de relatório. A pesquisa de mercado pela internet.

    Professor:

    Fernando Gonçalves
    + Crédito e Cobrança
    40 Horas

    Crédito no varejo: conceitos, fatores e abrangência. Riscos de crédito. Análise e decisão de crédito. Processo de cobrança e monitoramento de crédito.

    Professor:

    Thaís Helen Rocha Sena
    + Projeto – Pesquisa de mercado
    40 Horas

    Principais tipos de pesquisa. Pesquisa de hábitos de consumo. Questionários. Públicos. Análise de Resultados. Formulação de um projeto de Pesquisa de Mercado. Capacidade analítica e raciocínio crítico.

    Professor:

    Débora Souza Muniz da Costa
  • Componentes Curriculares
    Carga horária
    + Contabilidade e Finanças Empresariais
    40 Horas

    Contabilidade, conceito, objeto, finalidade. Demonstrações contábeis. Indicadores de análise de demonstrações financeiras. Fundamentos básicos de finanças.

    Professor:

    Thais Helen Rocha Sena
    + Planejamento Estratégico
    80 Horas

    Contextualização e definição de estratégia. Ambiente externo das organizações. Plano estratégico da empresa. Princípios fundamentais do planejamento e controle de resultados. Análise de ambiente de negócio. Estratégias competitivas. Técnicas de análise de posição competitiva. Implementação de estratégias. Etapas para a formulação, implementação e acompanhamento das estratégias.

    Professor:

    Flávio Marcos de Freitas Palmeira
    + Direito do Consumidor
    40 Horas

    Noções gerais do CDC. Conceitos básicos da relação de consumo. Qualidade e segurança dos produtos e serviços. Responsabilidades e garantias. Oferta, publicidade e aspectos processuais.

    Professor:

    Renato Ganzarolli
    + Projeto – Análise SWOT
    40 Horas

    Planejamento e Organização Estratégica. Análise SWOT: Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). Confecção de SWOT para análise de mercado, mediante dados de um Setor ou Empresa.

    Professor:

    Kely Cristina Varga
  • Componentes Curriculares
    Carga horária
    + Optativa
    40 Horas

    + Promoção de Vendas
    80 Horas

    Conceituação. O espaço da promoção de vendas e do merchandising no composto promocional mercadológico. Estratégias de comunicação e promoção de vendas. Persuasão. Promoção institucional. Tipos de merchandising. Planejamento promocional sistêmico. Projeto: montagem, orçamento, cronograma, objetivos, estratégias, táticas e técnicas. Eventos e Relações Públicas. Marketing direto e vendas pessoais. Marketing Digital. Relação com agências de publicidade e propaganda. Determinação de vendas para promoção. Avaliação das estratégias promocionais.

    Professor:

    Wesley Almeida
    + Gestão de PDV e Merchandising
    40 Horas

    Merchandising: conceitos e técnicas. Layout de loja. Material de PDV. Tipos de lojas. Indicadores de PDV.

    Professor:

    Bânia Vieira Poli
    + Legislação Empresarial
    40 Horas

    Noções gerais de Direito Empresarial. O comércio e empresa. Noções de direito societário. Títulos de crédito. Contratos empresariais. Falência e recuperação de empresas.

    Professor:

    Renato Ganzarolli

Corpo Docente

Aline Tatiane Evangelista de Oliveira
Doutora
Aline Tatiane Evangelista de Oliveira
Doutora em Educação, com vasta experiência na docência do Ensino Superior
Horista Admissão: 14/09/2020
aline.evangelista@fgw.edu.br
Curriculo Lattes
Augusto Messias de Seabra
Mestre
Augusto Messias de Seabra
Mestre em em Planejamento, Gestão e Decisão, com vasta experiência em consultoria e treinamento
Parcial Admissão: 06/07/2021
augusto.seabra@fgw.edu.br
Curriculo Lattes Linkedin
Bânia Vieira Poli
Mestra
Bânia Vieira Poli
Gerente Executiva da Fundação CDL Uberlândia
Parcial Admissão: 14/09/2020
bania.poli@fgw.edu.br
Curriculo Lattes Linkedin
Daniela Prado Salerno
Mestra
Daniela Prado Salerno
Mestra em Educação e Professora de Cursos de Graduação
Parcial Admissão: 01/06/2019
daniela.salerno@fgw.edu.br
Curriculo Lattes Linkedin
Débora Souza Muniz da Costa
Especialista
Débora Souza Muniz da Costa
Mestranda em Inovação, estudante de Gestão de Recursos Humanos com vasta experiência em Gestão de Projetos.
Integral Admissão: 04/07/2021
debora.costa@fgw.edu.br
Curriculo Lattes Linkedin
Fernando Gonçalves
Mestre
Fernando Gonçalves
Mestre em Administração, com vasta experiência na docência do Ensino Superior
Parcial Admissão: 13/09/2019
fernando.goncalves@fgw.edu.br
Curriculo Lattes Linkedin
Flávio Marcos de Freitas Palmeira
Mestre
Flávio Marcos de Freitas Palmeira
Mestre em em Sustentabilidade Socioeconômica e Social, vasta experiência em consultoria de Recursos Humanos
Parcial Admissão: 01/03/2021
flavio.palmeira@fgw.edu.br
Curriculo Lattes Linkedin
Kely Cristina Varga
Especialista
Kely Cristina Varga
Profissional Especializada na Área de Logística e Mobilidade Urbana
Parcial Admissão: 14/09/2020
kely.varga@fgw.edu.br
Curriculo Lattes Linkedin
Renato Ganzarolli
Mestre
Renato Ganzarolli
Advogado e Professor. Analista de conteúdo e novas tecnologias.
Parcial Admissão: 01/02/2021
renato.ganzarolli@fgw.edu.br
Curriculo Lattes Linkedin
Thaís Helen Rocha Sena
Mestra
Thaís Helen Rocha Sena
Doutoranda em Administração e estudante de Ciência de Dados, com vasta experiência como executiva do Mercado Financeiro.
Integral Admissão: 04/06/2021
thais.sena@fgw.edu.br
Curriculo Lattes Linkedin
Válter Gomes
Doutor
Válter Gomes
Doutor em Gestão, com vasta experiência em cargos de gestão no Ensino Superior
Integral Admissão: 03/02/2020
valter.gomes@fgw.edu.br
Curriculo Lattes Linkedin
Wesley Almeida
Mestre
Wesley Almeida
Mestre em Educação e Marketing, com vasta experiência em publicidade.
Horista Admissão: 13/04/2020
wesley.almeida@fgw.edu.br
Curriculo Lattes Linkedin

NDE - Núcleo Docente Estruturante

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) será constituído por um grupo de docentes com atribuições acadêmicas de acompanhamento, atuante no processo de concepção, consolidação e contínua atualização periódica do Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

Os membros do Núcleo exercem liderança acadêmica percebida na produção de conhecimentos na área, no desenvolvimento do ensino, e em outras dimensões entendidas como importantes pela Instituição, e que atuem sobre o desenvolvimento do curso.

Sendo assim, o NDE do curso de Gestão Comercial da Faculdade de Gestão Woli (FGW) é formado por 5 (cinco) docentes, incluindo o coordenador do curso como seu presidente. Destes, 60% possuem titulação stricto sensu e 60% trabalham em regime de tempo integral.

Débora Souza Muniz da Costa
Especialista
Débora Souza Muniz da Costa
Mestranda em Inovação, estudante de Gestão de Recursos Humanos com vasta experiência em Gestão de Projetos.
debora.costa
@fgw.edu.br
Curriculo Lattes
Flávio Marcos de Freitas Palmeira
Mestre
Flávio Marcos de Freitas Palmeira
Mestre em em Sustentabilidade Socioeconômica e Social, vasta experiência em consultoria de Recursos Humanos
flavio.palmeira
@fgw.edu.br
Curriculo Lattes
Kely Cristina Varga
Especialista
Kely Cristina Varga
Profissional Especializada na Área de Logística e Mobilidade Urbana
kely.varga
@fgw.edu.br
Curriculo Lattes
Válter Gomes
Doutor
Válter Gomes
Doutor em Gestão, com vasta experiência em cargos de gestão no Ensino Superior
valter.gomes
@fgw.edu.br
Curriculo Lattes
Ato de autorização:

Portaria 567, de 16/12/2019 - D.O.U. Seção 1. pág. 48 em 18/12/2019.