Mapa do Site
Traduzir para Português Por
Traduzir para Inglês Eng
Traduzir para Espanhol Spn
Blog - FGW

Data Publicação Data Publicação -  17/01/2020

Última Edição Última Edição -  17/01/2020

Autor Autor -  Equipe FGW

Tem hora certa para começar a estudar?

Tem hora certa para começar a estudar?

 

Existe um caminho que sempre foi ensinado como o certo: crescer, ir para a escola, começar uma faculdade ou ingressar no mercado de trabalho. Acontece que, nem sempre as coisas ocorrem como planejado, e aqueles que não iniciam os estudos mais cedo se sentem mais retraídos. Começar a estudar “depois do tempo previsto” pode não ser tão ruim quanto pensa. São vários fatores que colaboram para que esta experiência seja positiva. Dúvida? Aqui vão 3 motivos que encorajam qualquer pessoa de qualquer idade a começar a estudar:

 

Experiência de vida = Maturidade

Tomar a decisão de qual curso fazer é extremamente complicado. Por mais que você saiba qual área prefere, a grande quantidade de opções transforma a cabeça de um interessado em estudar numa completa bagunça. Agora pense o seguinte: você, no auge da juventude, recém formado no ensino médio, precisa tomar uma decisão que irá alterar todo o seu futuro. Sabe qual o resultado?

Segundo dados do INEP, 21% das pessoas que ingressaram em Instituições de ensino em 2017 fizeram a prova do ENEM novamente em 2018. 

Uma pessoa mais experiente, com mais responsabilidades e mais tempo de vida, corre menos risco na hora de decidir o que fazer. Como muitas vezes essas pessoas já estão inseridas no mercado de trabalho, uma graduação (ou qualquer outro curso que seja) chega para acrescentar.

 

Maior envolvimento com tecnologia

Começar a estudar, nos dias de hoje significa ficar cada vez mais próximo de tecnologia, seja de notícias relacionadas, trabalhos acadêmicos ou até mesmo no dia a dia de um aluno comum. Esse contato é uma vantagem extremamente competitiva para o aluno mais experiente, já que a maturidade e o provável tempo de mercado que este acadêmico tem contam MUITO para contratantes. 

Além das obrigações acadêmicas, alunos de todas as idades precisam se preocupar com a evolução tecnológica que o mundo está passando. Sempre tenha em mente que o mundo não para, portanto um diferencial competitivo é sempre saber um pouquinho a mais que o que se pede.

 

Foco: você conhece seu objetivo

Tem quem volte a estudar pra acrescentar  na vida profissional, tem que volte por motivos pessoais, tem quem pense mais além, querendo se especializar em outras áreas, enfim, as motivações são várias. 

Ter um foco faz com que os alunos mais velhos levem seu curso mais a sério. Ter em mente durante o período acadêmico o que você quer, facilita muito o processo de aprendizado e faz com que a absorção do conteúdo seja muito maior.

 

Se você tomou a decisão de voltar a estudar, mas ainda tem muitas dúvidas de como começar, conciliação de tempo, valores ou qualquer outra coisa, sugerimos que pense em um curso à distância. Desta maneira você não precisa abrir mão dos seus horários e pode facilitar muito seu caminho para o sucesso profissional.

Saiba mais sobre cursos EaD clicando aqui. 

Uma das surpresas que você pode ter ao voltar a estudar é o ritmo. Não se assuste. Com o tempo parado, é completamente normal que você leve um tempinho para se acostumar, mas não é nada que prejudique o caminhar do seu curso. Para você não perder muito tempo, fique ligado nessas dicas:

  1. Por ter ficado um tempo parado, você pode se assustar com o volume de conteúdo. Divida seu estudo em curtos espaços de tempo até você se acostumar.
  2. Organize-se, seu tempo é valioso e você deve se preparar para isto. Mesmo fazendo um curso à distância, você deve separar um tempinho para estudar e se preparar para as atividades.
  3. Graduação não é moleza, portanto, nas horas que você mais tiver apertado, lembre-se que basta fazer um bom trabalho e se organizar para atingir um resultado satisfatório.
  4. Lembre-se do financeiro, educação não é gasto, mas sim um investimento. Investir em uma boa faculdade é o princípio básico para o investimento retornar lá na frente.

 

Conheça a FGW! A faculdade com foco na área de gestão, pertencente ao Grupo Woli, organização com mais de 17 anos de mercado e que conta com Professores executivos das maiores empresas do Brasil.

Mais postagens

O que faz um especialista em Logística e quanto ganha?

O que faz um especialista em Logística e quanto ganha?

  O mercado pede, cada vez mais, profissionais versáteis e que tenham bom conhecimento prático. Hoje em dia, ter uma graduação pode fazer com que as oportunidades de uma pessoa cresçam e consequentemente seu salário também. Um dos exemplos dos setores com grande crescimento no país é o de Logística. Um profissional de logística possui […]

Quer atingir a independência financeira? O tecnólogo pode ser a solução

Quer atingir a independência financeira? O tecnólogo pode ser a solução

  O sonho de qualquer pessoa é atingir a independência financeira. Que todo mundo gostaria de ter um dinheirinho a mais na conta, pra poder fazer um passeio bacana, não é segredo, e um dos caminhos que existem pra quem deseja ter uma vida financeira tranquila é investir em educação. Como o tempo é curto, muitas […]

4 segredos para ser percebido no mercado de trabalho

4 segredos para ser percebido no mercado de trabalho

  Toda vez que pensamos em como atingir o sucesso profissional, chegamos à conclusão que precisamos fazer uma graduação e, consequentemente, o caminho será traçado. Será que funciona assim mesmo? Foi-se o tempo em que a Graduação era um diferencial robusto no mercado! Hoje em dia, para ser um profissional qualificado, é praticamente obrigatório ter […]

Tecnólogo e Bacharelado. O que é e qual a diferença?

Tecnólogo e Bacharelado. O que é e qual a diferença?

  Você sabe qual é a diferença entre um curso tecnólogo e um bacharelado? O tecnólogo e o técnico tem alguma coisa relacionada? Quando terminar de ler, você não só saberá o que é cada um, mas como também poderá escolher o que mais combina com você. Para podermos entender melhor cada um, precisamos saber […]

Graduação: Vale a pena investir mesmo?

Graduação: Vale a pena investir mesmo?

  Quantas vezes você já perguntou para si mesmo se precisava voltar a estudar? Será que uma graduação muda tanto assim a carreira de alguém? Bom, isto é o que vamos descobrir agora. Se investir em um curso superior vale tanto a pena assim, porque todo mundo não faz? Se você está aqui, significa que […]

Ver mais