Mapa do Site
Traduzir para Português Por
Traduzir para Inglês Eng
Traduzir para Espanhol Spn
Blog - FGW

Data Publicação Data Publicação -  17/01/2020

Última Edição Última Edição -  17/01/2020

Autor Autor -  Equipe FGW

Tecnólogo e Bacharelado. O que é e qual a diferença?

Tecnólogo e Bacharelado. O que é e qual a diferença?

 

Você sabe qual é a diferença entre um curso tecnólogo e um bacharelado? O tecnólogo e o técnico tem alguma coisa relacionada? Quando terminar de ler, você não só saberá o que é cada um, mas como também poderá escolher o que mais combina com você.

Para podermos entender melhor cada um, precisamos saber para que cada um deles serve, veja só:

BACHARELADO

O que faz um bacharel? 

O bacharelado tem foco maior no mercado de trabalho, profissionalizando aqueles que desejam exercer uma função mais prática.

Uma pessoa formada em Administração poderá escolher uma determinada área para atuar. O foco não é simplesmente em um departamento específico, ou seja, as opções são maiores e ideais para pessoas que ainda não sabem exatamente o que pretendem exercer.  O bacharelado também tem uma maior duração, podendo variar entre 4 e 6 anos. 

A pós-graduação funciona justamente para o profissional bacharel se especializar. O lado positivo do bacharelado é que ele oferece uma base sólida, permitindo que a pós-graduação seja aproveitada ao máximo, sem necessidade de voltar conteúdo.

O bacharelado é ideal para pessoas que sabem a área que gostam, mas ainda não têm em mente qual profissão irão exercer. Para aqueles que desejam de fato ter um conhecimento mais amplo, é a melhor pedida.

 

TECNÓLOGO

Os cursos tecnólogos, diferentemente do bacharelado, foram criados para suprir necessidades específicas do mercado de trabalho. Ao invés de concentrar em toda uma área, o tecnólogo resolve uma determinada etapa de um processo muito maior. Um exemplo de tecnólogo é o de Gestão em Recursos Humanos

A parte de RH é vista num bacharelado em Administração, por exemplo, mas, o formado no tecnólogo terá uma maior profundidade se tratando de recursos humanos, enquanto o Administrador terá apenas uma visão mais genérica sobre Recursos Humanos.

Muitas pessoas se questionam: mas um tecnólogo vale o mesmo que um bacharelado? A resposta é SIM. O MEC reconhece um diploma do tecnólogo como ensino superior da mesma maneira.

O tecnólogo é recomendado para aqueles que já tem certeza do que pretendem fazer e também para aquelas pessoas que já atuam na área, mas vêem a necessidade de se especializar. 

Pergunta frequente: cursos Técnicos e Tecnólogos são a mesma coisa? 

NÃO! Os cursos técnicos não são considerados de nível superior, mas sim de nível médio. Embora ambas modalidades tenham o foco em solucionar problemas específicos do mercado, eles não capacitam da mesma maneira.

Não se esqueça, tanto para os cursos tecnólogos quanto para os bacharelados, é necessário que você tenha o ensino médio completo.

 

Conheça esses e outros cursos clicando aqui: https://fgw.edu.br/

Mais postagens

O que faz um especialista em Logística e quanto ganha?

O que faz um especialista em Logística e quanto ganha?

  O mercado pede, cada vez mais, profissionais versáteis e que tenham bom conhecimento prático. Hoje em dia, ter uma graduação pode fazer com que as oportunidades de uma pessoa cresçam e consequentemente seu salário também. Um dos exemplos dos setores com grande crescimento no país é o de Logística. Um profissional de logística possui […]

Tem hora certa para começar a estudar?

Tem hora certa para começar a estudar?

  Existe um caminho que sempre foi ensinado como o certo: crescer, ir para a escola, começar uma faculdade ou ingressar no mercado de trabalho. Acontece que, nem sempre as coisas ocorrem como planejado, e aqueles que não iniciam os estudos mais cedo se sentem mais retraídos. Começar a estudar “depois do tempo previsto” pode não […]

Quer atingir a independência financeira? O tecnólogo pode ser a solução

Quer atingir a independência financeira? O tecnólogo pode ser a solução

  O sonho de qualquer pessoa é atingir a independência financeira. Que todo mundo gostaria de ter um dinheirinho a mais na conta, pra poder fazer um passeio bacana, não é segredo, e um dos caminhos que existem pra quem deseja ter uma vida financeira tranquila é investir em educação. Como o tempo é curto, muitas […]

4 segredos para ser percebido no mercado de trabalho

4 segredos para ser percebido no mercado de trabalho

  Toda vez que pensamos em como atingir o sucesso profissional, chegamos à conclusão que precisamos fazer uma graduação e, consequentemente, o caminho será traçado. Será que funciona assim mesmo? Foi-se o tempo em que a Graduação era um diferencial robusto no mercado! Hoje em dia, para ser um profissional qualificado, é praticamente obrigatório ter […]

Graduação: Vale a pena investir mesmo?

Graduação: Vale a pena investir mesmo?

  Quantas vezes você já perguntou para si mesmo se precisava voltar a estudar? Será que uma graduação muda tanto assim a carreira de alguém? Bom, isto é o que vamos descobrir agora. Se investir em um curso superior vale tanto a pena assim, porque todo mundo não faz? Se você está aqui, significa que […]

Ver mais