Tecnólogo e Bacharelado. O que é e qual a diferença? – FGW
Mapa do Site
Traduzir para Português Por
Traduzir para Inglês Eng
Traduzir para Espanhol Spn
Blog - FGW

Data Publicação Data Publicação -  17/01/2020

Última Edição Última Edição -  17/01/2020

Autor Autor -  Equipe FGW

Tecnólogo e Bacharelado. O que é e qual a diferença?

Tecnólogo e Bacharelado. O que é e qual a diferença?

 

Você sabe qual é a diferença entre um curso tecnólogo e um bacharelado? O tecnólogo e o técnico tem alguma coisa relacionada? Quando terminar de ler, você não só saberá o que é cada um, mas como também poderá escolher o que mais combina com você.

Para podermos entender melhor cada um, precisamos saber para que cada um deles serve, veja só:

BACHARELADO

O que faz um bacharel? 

O bacharelado tem foco maior no mercado de trabalho, profissionalizando aqueles que desejam exercer uma função mais prática.

Uma pessoa formada em Administração poderá escolher uma determinada área para atuar. O foco não é simplesmente em um departamento específico, ou seja, as opções são maiores e ideais para pessoas que ainda não sabem exatamente o que pretendem exercer.  O bacharelado também tem uma maior duração, podendo variar entre 4 e 6 anos. 

A pós-graduação funciona justamente para o profissional bacharel se especializar. O lado positivo do bacharelado é que ele oferece uma base sólida, permitindo que a pós-graduação seja aproveitada ao máximo, sem necessidade de voltar conteúdo.

O bacharelado é ideal para pessoas que sabem a área que gostam, mas ainda não têm em mente qual profissão irão exercer. Para aqueles que desejam de fato ter um conhecimento mais amplo, é a melhor pedida.

 

TECNÓLOGO

Os cursos tecnólogos, diferentemente do bacharelado, foram criados para suprir necessidades específicas do mercado de trabalho. Ao invés de concentrar em toda uma área, o tecnólogo resolve uma determinada etapa de um processo muito maior. Um exemplo de tecnólogo é o de Gestão em Recursos Humanos

A parte de RH é vista num bacharelado em Administração, por exemplo, mas, o formado no tecnólogo terá uma maior profundidade se tratando de recursos humanos, enquanto o Administrador terá apenas uma visão mais genérica sobre Recursos Humanos.

Muitas pessoas se questionam: mas um tecnólogo vale o mesmo que um bacharelado? A resposta é SIM. O MEC reconhece um diploma do tecnólogo como ensino superior da mesma maneira.

O tecnólogo é recomendado para aqueles que já tem certeza do que pretendem fazer e também para aquelas pessoas que já atuam na área, mas vêem a necessidade de se especializar. 

Pergunta frequente: cursos Técnicos e Tecnólogos são a mesma coisa? 

NÃO! Os cursos técnicos não são considerados de nível superior, mas sim de nível médio. Embora ambas modalidades tenham o foco em solucionar problemas específicos do mercado, eles não capacitam da mesma maneira.

Não se esqueça, tanto para os cursos tecnólogos quanto para os bacharelados, é necessário que você tenha o ensino médio completo.

 

Conheça esses e outros cursos clicando aqui: https://fgw.edu.br/

Mais postagens

5 dicas para o microempreendedor sobreviver à recessão

5 dicas para o microempreendedor sobreviver à recessão

Sobreviver à recessão pode parecer tarefa impossível, mas, saiba que para tudo existe solução. O microempreendedor pode possuir maiores desvantagens que os grandes empresários, o que não significa que não dê para sair dessa. Confira essas dicas que separamos para que tudo dê certo no fim da crise: 1 – Faça um novo planejamento de […]

Por que o RH deve ser mais estratégico e menos operacional?

Por que o RH deve ser mais estratégico e menos operacional?

Qual é a primeira informação que vem à sua cabeça quando pensa em Recursos Humanos? Geralmente muito associado ao processo de recrutamento dentro das empresas, o RH tem uma função que vai muito além disso, sempre pensando no lado humano de cada colaborador. O RH Estratégico nasceu justamente disso, de pensar no ser humano. Você […]

O coronavírus pode dar start na transformação digital das empresas?

O coronavírus pode dar start na transformação digital das empresas?

Já tem muito tempo que se fala em transformação digital, mas o que exatamente seria isso? Será que o simples fato de se resolver tudo on-line em tempos de coronavírus é uma pequena parte dessa transformação? A resposta é bem simples: SIM! Só que isso é somente um pouquinho da grandiosidade que é a tecnologia. […]

O desempenho da sua equipe pode multiplicar com uma metodologia ágil. Saiba como aplicar.

O desempenho da sua equipe pode multiplicar com uma metodologia ágil. Saiba como aplicar.

?? Quantas vezes você se preocupou com a velocidade das entregas da sua equipe? Essa preocupação com o desempenho (tanto velocidade quanto qualidade) fez nascer o que chamamos de metodologia ágil. O gerenciamento de projetos por essas técnicas fez com que os resultados fossem os melhores possíveis. Lendo dessa maneira, parece até um sonho inalcançável, […]

4 erros que (quase) todo recém-formado comete

4 erros que (quase) todo recém-formado comete

Garantir o tão esperado (e suado) diploma é tarefa dificílima, nós sabemos disso. Até pouco tempo atrás suas preocupações eram garantir boas notas, correr atrás de um estágio e fazer um bom trabalho de conclusão de curso. Mas e agora? Você, recém-formado, precisa saber quais são os erros que quase todo mundo que conclui a […]

Ver mais