Mapa do Site
Traduzir para Português Por
Traduzir para Inglês Eng
Traduzir para Espanhol Spn
Blog - FGW

Data Publicação Data Publicação -  19/06/2020

Última Edição Última Edição -  19/06/2020

Autor Autor -  Equipe FGW

Por que o RH deve ser mais estratégico e menos operacional?

Por que o RH deve ser mais estratégico e menos operacional?

Qual é a primeira informação que vem à sua cabeça quando pensa em Recursos Humanos? Geralmente muito associado ao processo de recrutamento dentro das empresas, o RH tem uma função que vai muito além disso, sempre pensando no lado humano de cada colaborador. O RH Estratégico nasceu justamente disso, de pensar no ser humano.

Você pode estar se perguntando:

O que de fato é RH estratégico?
A atuação estratégica do departamento de Recursos Humanos é o sonho de todo profissional da área. Primeiro, o profissional deve entender que ele não está sozinho. Ele faz parte do todo. Inclusive, deve estar envolvido em vários procedimentos da empresa.

Por muitas vezes o profissional cai no vício de ser somente muito técnico e muito operacional. A primeira atitude desse profissional deve ser: saber ouvir. Entender o que a organização quer é o caminho a ser tomado, isso para não desenvolver soluções que não irão atingir os objetivos da empresa. É exatamente aí que entra a parte estratégica: para entender os objetivos da empresa, é preciso ouvir todos os departamentos.

Nesse modelo, o RH estratégico deve participar de boa parte das reuniões cruciais, seja de planejamento financeiro, organização de campanha de marketing ou até em decisões administrativas.

Esse profissional deve entender todo o espaço. Em recursos humanos, a pessoa precisa saber entregar todas as chaves para os líderes tomarem as melhores decisões para a empresa. Para entregar essas chaves, o profissional deve ser diferenciado, ele precisa ser estratégico antes de praticar o RH estratégico.

Você pode ser um especialista em RH Estratégico fazendo um MBA com os maiores nomes do mercado.

Isso significa que devemos esquecer o operacional?
A resposta é simples: não. Falamos que o profissional deve ser, primeiro tático, para depois praticar o RH estratégico, isso significa que ele deve pensar em todo o processo. As atividades originais de Recursos Humanos são super necessárias e devem acontecer para um bom funcionamento da empresa.

A ideia desse modelo não é abandonar o que já sabemos. A mensuração do trabalho torna-se um grande diferencial desse profissional. Assim como os demais departamentos, o rh também deve trabalhar para ter resultados.

Se você tem vontade de ingressar nessa área, comece entendendo além do convencional, sempre procurando ser um profissional altamente estratégico. Clique aqui e saiba como funciona a graduação em Recursos Humanos.

Quem trabalha com Psicologia Organizacional também pode participar do RH Estratégico?
Um psicólogo pode tranquilamente preencher uma vaga no departamento de recursos humanos, e, com isso, ele pode (e até deve) tentar conhecer a empresa que trabalha por completo.

Estreitar os interesses da empresa com a expectativa dos colaboradores é uma grande característica do profissional versátil. É claro que boa parte dessa expertise só é adquirida com bastante trabalho e experiência no setor.

Se você deseja tornar-se ainda mais forte na Psicologia Organizacional, tente fazer um MBA na área. Você pode ter a vivência com professores que atuam nessa área há muito tempo em grandes empresas.

Ficou curioso para saber mais sobre RH Estratégico? Confira este webinar que a FGW preparou com dois dos maiores nomes na área.

Mais postagens

5 dicas para o microempreendedor sobreviver à recessão

5 dicas para o microempreendedor sobreviver à recessão

Sobreviver à recessão pode parecer tarefa impossível, mas, saiba que para tudo existe solução. O microempreendedor pode possuir maiores desvantagens que os grandes empresários, o que não significa que não dê para sair dessa. Confira essas dicas que separamos para que tudo dê certo no fim da crise: 1 – Faça um novo planejamento de […]

O coronavírus pode dar start na transformação digital das empresas?

O coronavírus pode dar start na transformação digital das empresas?

Já tem muito tempo que se fala em transformação digital, mas o que exatamente seria isso? Será que o simples fato de se resolver tudo on-line em tempos de coronavírus é uma pequena parte dessa transformação? A resposta é bem simples: SIM! Só que isso é somente um pouquinho da grandiosidade que é a tecnologia. […]

O desempenho da sua equipe pode multiplicar com uma metodologia ágil. Saiba como aplicar.

O desempenho da sua equipe pode multiplicar com uma metodologia ágil. Saiba como aplicar.

Quantas vezes você se preocupou com a velocidade das entregas da sua equipe? Essa preocupação com o desempenho (tanto velocidade quanto qualidade) fez nascer o que chamamos de metodologia ágil. O gerenciamento de projetos por essas técnicas fez com que os resultados fossem os melhores possíveis. Lendo dessa maneira, parece até um sonho inalcançável, não […]

4 erros que (quase) todo recém-formado comete

4 erros que (quase) todo recém-formado comete

Garantir o tão esperado (e suado) diploma é tarefa dificílima, nós sabemos disso. Até pouco tempo atrás suas preocupações eram garantir boas notas, correr atrás de um estágio e fazer um bom trabalho de conclusão de curso. Mas e agora? Você, recém-formado, precisa saber quais são os erros que quase todo mundo que conclui a […]

Gestão Comercial: o segredo para alavancar seu negócio no varejo

Gestão Comercial: o segredo para alavancar seu negócio no varejo

Dentro de uma empresa, tudo que envolve vendas, negociação ou atendimento de um modo geral está fortemente associado à fidelização e captação de clientes. O papel da Gestão Comercial é atuar nesses pontos e ela pode ser o que está faltando para sua empresa decolar. Sabe por que? Se o assunto é produtividade da equipe […]

Ver mais