Mapa do Site
Traduzir para Português Por
Traduzir para Inglês Eng
Traduzir para Espanhol Spn
Blog - FGW

Data Publicação Data Publicação -  19/06/2020

Última Edição Última Edição -  19/06/2020

Autor Autor -  Equipe FGW

O desempenho da sua equipe pode multiplicar com uma metodologia ágil. Saiba como aplicar.

O desempenho da sua equipe pode multiplicar com uma metodologia ágil. Saiba como aplicar.

Quantas vezes você se preocupou com a velocidade das entregas da sua equipe? Essa preocupação com o desempenho (tanto velocidade quanto qualidade) fez nascer o que chamamos de metodologia ágil. O gerenciamento de projetos por essas técnicas fez com que os resultados fossem os melhores possíveis.

Lendo dessa maneira, parece até um sonho inalcançável, não é mesmo? Mas não. É possível aplicar, com bastante disciplina e um pouco de estudo por parte dos gestores.

Para você começar a aprofundar um pouquinho mais nesse tema, separamos em tópicos alguns conceitos da metodologia ágil, são eles:

– Priorizar a satisfação do cliente, com entregas de valor super eficientes;
– Eliminar esforços que não geram valor ao produto, ganhando tempo e focando no que realmente trará resultados;
– Realizar entregas frequentes, sempre no menor tempo possível;
– Em intervalos regulares, a equipe que está desenvolvendo aquele projeto reflete sobre como melhorar a eficiência para sempre otimizar o trabalho;
– Fornecer aos participantes do projeto todas as ferramentas necessárias para um bom desenvolvimento do projeto.

Princípios como esses geram satisfação para todos os lados da história. Seu time desenvolverá em equipe grandes e diferenciadas habilidades, você ganhará mais tempo nas entregas e seu cliente consequentemente verá mais valor em seu projeto, que com certeza também terá mais sucesso.

Agora vamos direto ao ponto. Quais são as principais metodologias ágeis?

1. SCRUM
O termo metodologia ágil pode parecer novo, mas o Scrum já existe desde 1990. Resumidamente, ele consiste em organizar a equipe em torno de um só objetivo.

O modelo de entregas nessa metodologia é o sprint. Esses sprints são definidos pelo líder (chamado de Product Owner), e consiste em ciclos, com data de entrega definidas e todos os próximos passos programados.

Durante esse processo, acontecem várias reuniões a fim de sempre aperfeiçoar o projeto, com o objetivo final único: entregar o melhor trabalho, em tempo hábil e com maior valor de percepção para seu cliente.

2. LEAN
Baseado no toyotismo, que tinha como maior objetivo reduzir desperdício de tempo, dinheiro e recursos no projeto, o lean também é bastante utilizado na gestão de projetos.

Para enxugar os processos e seguir o raciocínio de entregas rápidas com muita qualidade, o lean entende que é necessário usar várias ferramentas, como o Growth hacking, que torna mais fácil a compreensão das estratégias do negócio.

Se você escolher o lean, significa que não precisa utilizar as outras? Não. Nenhuma se exclui, devem ser usadas em conjunto em vários casos. Você pode entender um pouco mais sobre metodologias ágeis cursando um MBA na área.

3. KANBAN
Se você ficou surpreso com o fato do SCRUM existir desde 1990, prepare-se. O Kanban é a metodologia ágil mais antiga de todas. A Toyoya desenvolveu o Kanban em 1960. Na época, o sistema era basicamente sinalizar o status de finalizado do produto para uma melhor organização de estoque.

É claro que isso se desenvolveu de maneira absurda nos últimos tempos. Hoje em dia, existem várias ferramentas de organização que ajudam no decorrer do projeto. Uma parede com post-its ou plataformas como o Trello já são super utilizadas.

O método consiste em dividir o trabalho em colunas: pendente, em andamento e concluído. O responsável pelo projeto deve sempre definir data de entrega e controlar cada atividade (da mesma maneira que os japoneses controlavam o estoque).

Existem várias outras metodologias, cada uma com sua particularidade, e todas sempre adaptáveis à sua necessidade. Agora, fique com a mensagem importante: você não precisa e nem deve começar a aplicar tudo que viu aqui imediatamente. O ideal é você ler mais sobre e, se possível, se especializar em metodologia ágil.

Mais postagens

5 dicas para o microempreendedor sobreviver à recessão

5 dicas para o microempreendedor sobreviver à recessão

Sobreviver à recessão pode parecer tarefa impossível, mas, saiba que para tudo existe solução. O microempreendedor pode possuir maiores desvantagens que os grandes empresários, o que não significa que não dê para sair dessa. Confira essas dicas que separamos para que tudo dê certo no fim da crise: 1 – Faça um novo planejamento de […]

Por que o RH deve ser mais estratégico e menos operacional?

Por que o RH deve ser mais estratégico e menos operacional?

Qual é a primeira informação que vem à sua cabeça quando pensa em Recursos Humanos? Geralmente muito associado ao processo de recrutamento dentro das empresas, o RH tem uma função que vai muito além disso, sempre pensando no lado humano de cada colaborador. O RH Estratégico nasceu justamente disso, de pensar no ser humano. Você […]

O coronavírus pode dar start na transformação digital das empresas?

O coronavírus pode dar start na transformação digital das empresas?

Já tem muito tempo que se fala em transformação digital, mas o que exatamente seria isso? Será que o simples fato de se resolver tudo on-line em tempos de coronavírus é uma pequena parte dessa transformação? A resposta é bem simples: SIM! Só que isso é somente um pouquinho da grandiosidade que é a tecnologia. […]

4 erros que (quase) todo recém-formado comete

4 erros que (quase) todo recém-formado comete

Garantir o tão esperado (e suado) diploma é tarefa dificílima, nós sabemos disso. Até pouco tempo atrás suas preocupações eram garantir boas notas, correr atrás de um estágio e fazer um bom trabalho de conclusão de curso. Mas e agora? Você, recém-formado, precisa saber quais são os erros que quase todo mundo que conclui a […]

Gestão Comercial: o segredo para alavancar seu negócio no varejo

Gestão Comercial: o segredo para alavancar seu negócio no varejo

Dentro de uma empresa, tudo que envolve vendas, negociação ou atendimento de um modo geral está fortemente associado à fidelização e captação de clientes. O papel da Gestão Comercial é atuar nesses pontos e ela pode ser o que está faltando para sua empresa decolar. Sabe por que? Se o assunto é produtividade da equipe […]

Ver mais