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Blog - FGW

Data Publicação Data Publicação -  19/06/2020

Última Edição Última Edição -  19/06/2020

Autor Autor -  Equipe FGW

Gestão Comercial: o segredo para alavancar seu negócio no varejo

Gestão Comercial: o segredo para alavancar seu negócio no varejo

Dentro de uma empresa, tudo que envolve vendas, negociação ou atendimento de um modo geral está fortemente associado à fidelização e captação de clientes. O papel da Gestão Comercial é atuar nesses pontos e ela pode ser o que está faltando para sua empresa decolar. Sabe por que?

Se o assunto é produtividade da equipe de vendas, redução de custos em processos e, consequentemente, o aumento da performance, a Gestão Comercial deve ser a primeira a ser lembrada. Isso já seria motivo suficiente para você começar a olhar com mais carinho para esse departamento.

Claro que apresentar bons resultados em tudo que envolve a Gestão Comercial é tarefa difícil. O lado bom é que não é difícil encontrarmos cases de sucesso na área. E a melhor parte: cases de sucesso de empresas de todos os portes. Desde mudanças radicais em todo método de trabalho até pequenas ações que integram seu cliente ainda mais.

– Coca-Cola e o Marketing Experiencial
Para se aproximar do cliente, a Coca-cola sempre realiza ações divertidas e inesperadas. Embalada pelas Olimpíadas de Londres em 2012, a gigante criou o Coca-Cola Beat Generator, que basicamente permitia que o usuário criasse sua própria música com sons esportivos.

O resultado foi surpreendente. Mais de 9 mil músicas foram criadas e 2,5 mil foram compartilhadas nas redes sociais. O sucesso foi tanto que várias dessas músicas tocaram em grandes eventos relacionados a Olimpíadas.

Você pode pensar que, com o tamanho e o sucesso da Coca-Cola, a probabilidade de erro era mínima. Uma boa Gestão Comercial não é exclusividade de empresas de grande porte. Existem várias pequenas estratégias que já podem modificar o rumo do seu negócio.

Confira essas 3 dicas simples para começar a implementar uma excelente Gestão Comercial:

1- Deixe claro para sua equipe qual é a estratégia de vendas
Saber quem é seu cliente, definir o melhor atendimento para seu público, pensar e elaborar as metas e ainda manter a equipe de vendas motivada. Tudo isso faz parte da estratégia de vendas.

Percebeu que vai muito além do preço do seu produto?

Pense na empresa como um barco. Se cada tripulante estiver remando para uma direção, você ficará parado. Semeie a filosofia da empresa para os colaboradores. Invista na sua equipe, deixe-os preparado para qualquer situação relacionada ao seu cliente.

3 – Procure contratar os melhores profissionais do mercado
Não pule este dica, por mais óbvia que pareça. Contratar bons profissionais não significa concentrar somente em nomes fortes que possuem alto custo. Claro que uma pessoa com anos de experiência e qualidade comprovada pode fazer diferença.

O melhor caminho para poder contar com um excelente profissional é justamente ter um bom nome para recrutar. Aqui você possui alguns caminhos, e, um deles pode ser profissionalizar alguém da sua equipe para que em pouco tempo ela já consiga realizar esse trabalho com perfeição.

Você pode identificar características únicas dentra da própria equipe, apostar nisso e profissionalizar de acordo com a necessidade do negócio e desejos da pessoa.

A solução para alguns problemas pode estar dentro da própria empresa, o que facilita muito a solução. Além de poder realizar os processos com maior facilidade, sem necessidade de adaptação, outras pessoas da equipe conseguem perceber que há valorização daqueles que já estão na empresa.

Procure sempre ter pessoas que desejam aprender. Os motivados poderão crescer junto com sua empresa, e, consequentemente ajudarão a Gestão Comercial a ser mais efetiva.

3 – Incentive a capacitação da sua equipe
Cursos, treinamentos, palestras e até uma leitura diária sobre o mercado. O bom Gestor pode e deve, pelo bem da empresa e dos colaboradores, incentivar o aprendizado ao máximo. Isso evita a robotização dos processos além de deixar o trabalho mais agradável.

Você pode pensar em cursos de extensão para sua equipe. Essa é uma das melhores estratégias para se manter atualizado.

Para você que já atua na área e deseja aperfeiçoar ainda mais suas habilidades, experimente fazer um MBA. Você pode direcionar o curso para sua necessidade, diferenciando-se ainda mais no mercado de trabalho.

É possível também se capacitar de qualquer lugar. Hoje em dia já existem várias opções de cursos EAD. Se você ainda tem suas dúvidas sobre cursos a distância, veja quais as vantagens.

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