Em tempos de crise, devemos apostar em lojas on-line? – FGW
Mapa do Site
Traduzir para Português Por
Traduzir para Inglês Eng
Traduzir para Espanhol Spn
Blog - FGW

Data Publicação Data Publicação -  19/06/2020

Última Edição Última Edição -  19/06/2020

Autor Autor -  Equipe FGW

Em tempos de crise, devemos apostar em lojas on-line?

Em tempos de crise, devemos apostar em lojas on-line?

Falar de internet, ou qualquer coisa que envolva tecnologia, é saber de antemão que há uma constante evolução. Mas e na crise? Quanto as recessões podem afetar negócios on-line?

Falar sobre vendas on-line é o mesmo que tratar sobre e-commerce. Segundo a Ebit/Nielsen, as vendas on-line tiveram um aumento de 12% no primeiro semestre de 2019, representando um faturamento de R$26,4 bilhões. No mesmo período, os pedidos demonstraram aumento de 20%. Esses dados nos mostram que o comércio on-line, em muitos casos, vai na contramão da crise.

Você pode estar se perguntando:

Na crise do coronavírus, as vendas pela internet também apresentam bons resultados?

De acordo com a Associação Brasileira de Comércios Eletrônicos, as lojas virtuais tiveram alta de 180% até o início de Abril nos segmentos de alimento e saúde. A surpresa boa ficou com os outros segmentos, que tiveram aumento médio de 30% em vendas, mesmo com as previsões de queda.

Crises como essas geram várias ameaças para um negócio, mas, aqueles que conseguirem se manter fortes, poderão transformar os problemas em pequenas soluções. Uma plataforma de e-commerce é uma das estratégias que você pode adotar, mas, acredite, ela requer tanta atenção quanto qualquer outra inovação a ser colocada no seu negócio.

Gerir um negócio on-line pode ter a mesma complexidade que fazer uma boa gestão convencional.Portanto, antes de realizar algum investimento com plataformas de vendas on-line, você precisa ficar bem atento em alguns pontos para que não dê errado:

1 – Saiba de verdade quem é o seu cliente
Se você não tem clareza de quem é o seu cliente, o primeiro passo é investir em uma pesquisa. Você precisa entender algumas coisas como a frequência de compra, motivos que levaram ele a confiar na sua empresa e, sem sombra de dúvidas, entender qual é a melhor estratégia para vender para outras pessoas como ele.

2 – O que aqueles que já estão no mercado estão fazendo?
Conhecer o mercado é tarefa básica de qualquer gestor. Você provavelmente já sabe quem são seus maiores concorrentes, mas, você sabe exatamente o que eles estão fazendo para vender?

Os questionamentos não param por aí. O que os gigantes do mercado estão fazendo? Você pode ter insights o tempo todo com os grandes, mas, tente concentrar seu trabalho de pesquisa de mercado em empresas do seu segmento. Lembre-se: concentre-se em ter ideias que estejam ao alcance do seu negócio.

3 – Trabalha com produtos? Invista em uma boa logística
Lembra que falamos sobre a complexidade em investir num e-commerce? Os ganhos podem ser ótimos, mas, sem uma boa logística, tudo pode ir por água abaixo. Essa parte, inclusive, é um dos maiores desafios.

Você pode se atualizar e saber tudo sobre logística e vendas on-line fazendo um MBA em Gestão de Negócios no e-commerce.

4 – Comecei meu negócio, mas tenho pouco conhecimento do tema. O que fazer?
Sempre bata na tecla de se preparar antes de grandes mudanças. Começar um negócio é algo que altera totalmente o fluxo de vida. Sabe ali em cima que falamos de logística? Talvez este seja o maior desafio para o microempreendedor. Ter uma equipe de entregas, controle de estoque, gestão de transporte e um raciocínio lógico são fatores básicos para um investimento no e-commerce.

Você pode começar se profissionalizando. Especialize-se em logística para ter ainda mais chance de atingir o sucesso em seu negócio.

5 – O marketing digital é seu aliado para vender on-line
Falar sobre os benefícios do Marketing Digital é “chover no molhado”. O que você precisa saber é: plataformas de venda on-line também precisam de divulgação, e, justamente por estar também em um ambiente on-line, o marketing digital pode ser o melhor caminho para você vender.
Ainda tem dúvidas em como fazer uma campanha de alta performance no mundo digital? Faça um MBA em Marketing Digital com Professores que estão inseridos no mercado.

6 – Mantenha contato com seus clientes
Manter-se próximo do seu cliente (mesmo que não haja interação física) é essencial. Organize-se para sempre estar em contato com o seu cliente. Lembre-se: o maior vendedor do seu negócio é o seu consumidor. Manter oalto padrão de atendimento é tarefa importante nesse momento. Sempre fique à disposição, oferecendo todas as condições de contato possíveis.

Decidiu apostar em vender on-line? Bole uma estratégia forte, invista corretamente e tenha a chance de ser um case de sucesso. Precisa conhecer mais sobre o tema antes de começar? Conheça a FGW e inicie seu processo de sucesso profissional.

Mais postagens

5 dicas para o microempreendedor sobreviver à recessão

5 dicas para o microempreendedor sobreviver à recessão

Sobreviver à recessão pode parecer tarefa impossível, mas, saiba que para tudo existe solução. O microempreendedor pode possuir maiores desvantagens que os grandes empresários, o que não significa que não dê para sair dessa. Confira essas dicas que separamos para que tudo dê certo no fim da crise: 1 – Faça um novo planejamento de […]

Por que o RH deve ser mais estratégico e menos operacional?

Por que o RH deve ser mais estratégico e menos operacional?

Qual é a primeira informação que vem à sua cabeça quando pensa em Recursos Humanos? Geralmente muito associado ao processo de recrutamento dentro das empresas, o RH tem uma função que vai muito além disso, sempre pensando no lado humano de cada colaborador. O RH Estratégico nasceu justamente disso, de pensar no ser humano. Você […]

O coronavírus pode dar start na transformação digital das empresas?

O coronavírus pode dar start na transformação digital das empresas?

Já tem muito tempo que se fala em transformação digital, mas o que exatamente seria isso? Será que o simples fato de se resolver tudo on-line em tempos de coronavírus é uma pequena parte dessa transformação? A resposta é bem simples: SIM! Só que isso é somente um pouquinho da grandiosidade que é a tecnologia. […]

O desempenho da sua equipe pode multiplicar com uma metodologia ágil. Saiba como aplicar.

O desempenho da sua equipe pode multiplicar com uma metodologia ágil. Saiba como aplicar.

?? Quantas vezes você se preocupou com a velocidade das entregas da sua equipe? Essa preocupação com o desempenho (tanto velocidade quanto qualidade) fez nascer o que chamamos de metodologia ágil. O gerenciamento de projetos por essas técnicas fez com que os resultados fossem os melhores possíveis. Lendo dessa maneira, parece até um sonho inalcançável, […]

4 erros que (quase) todo recém-formado comete

4 erros que (quase) todo recém-formado comete

Garantir o tão esperado (e suado) diploma é tarefa dificílima, nós sabemos disso. Até pouco tempo atrás suas preocupações eram garantir boas notas, correr atrás de um estágio e fazer um bom trabalho de conclusão de curso. Mas e agora? Você, recém-formado, precisa saber quais são os erros que quase todo mundo que conclui a […]

Ver mais