Mapa do Site
Traduzir para Português Por
Traduzir para Inglês Eng
Traduzir para Espanhol Spn
Blog - FGW

Data Publicação Data Publicação -  19/06/2020

Última Edição Última Edição -  03/07/2020

Autor Autor -  Equipe FGW

5 dicas para o microempreendedor sobreviver à recessão

5 dicas para o microempreendedor sobreviver à recessão

Sobreviver à recessão pode parecer tarefa impossível, mas, saiba que para tudo existe solução. O microempreendedor pode possuir maiores desvantagens que os grandes empresários, o que não significa que não dê para sair dessa.

Confira essas dicas que separamos para que tudo dê certo no fim da crise:

1 – Faça um novo planejamento de produção
Sabemos que é inevitável a queda de procura em vários segmentos durante a crise. Como não podemos controlar tal evidência, comece a planejar o ano novamente. Trabalha com confecção? Vá medindo a quantidade de procura e vendas, e tente produzir somente o necessário, evitando desperdícios e estoques cheios.
Trabalha com serviços? Tende dar melhores condições para seus clientes, além de procurar vender aquilo que tem maior popularidade.

2 – Tente renegociar seus contratos
Seja uma pequena ou grande empresa, a possibilidade de diminuição no faturamento é real. Pense na seguinte situação: sua empresa está trabalhando em Home Office e, por isso, o uso do seu espaço físico é zero.

Você já tentou conversar com o proprietário do imóvel? Claro que é uma situação complexa, mas, um pouco de sinceridade e empatia pode fazer com que você reduza temporariamente os gastos com aluguel.

Você pode se questionar:
Mas e se a empresa não quiser reduzir os valores, o que posso fazer?

Claro que cada caso é um caso, mas, se a situação apertar de vez, você pode tentar seguir somente com os contratos que mantém sua empresa viva, eliminando os extras e se readequando no dia-a-dia.

3 – Sobreviva à recessão com vendas pela internet
Esse pode ser o canal que você estava procurando para alavancar suas vendas durante a crise. Além de estar em constante crescimento, o negócio de vendas on-line também tem apresentado bons resultados em tempos de recessão.

Comprar on-line requer maior praticidade, maior facilidade em busca de preços e total independência do usuário.

Nós já fizemos um texto contando tudo que você precisa saber para começar um e-commerce, você pode conferir clicando aqui.

4 – Dê melhores condições de pagamento para seu cliente
Seu cliente é seu bem mais precioso. Mantê-lo ativo e satisfeito com seus serviços faz parte do crescimento da empresa como um todo. Um dos caminhos que você pode seguir é o parcelamento. Às vezes o seu cliente não pode pagar naquele momento, é exatamente agora que você precisa oferecer um benefício à ele.

Dessa maneira, você pode garantir seu fluxo de vendas, e ainda colaborar com seu bolso e o do seu cliente.

5 – Se você vai pegar empréstimos, planeje-se
Os empréstimos são soluções rápidas e fáceis que muitos empreendedores enxergam. O problema dessa alternativa é, basicamente, um: fazer um empréstimo é fazer uma dívida que pode chegar a valores muito além do esperado.

Se você precisa de solicitar um empréstimo com muita urgência, lembre-se de colocar o valor no seu planejamento, além de ter bastante confiança que seus investimentos trarão retorno.

Você pode começar a entender mais um pouco dos processos se especializando. Faça um MBA com Professores renomados e atuantes no mercado e tenha maior sucesso na gestão do seu negócio.

Mais postagens

Por que o RH deve ser mais estratégico e menos operacional?

Por que o RH deve ser mais estratégico e menos operacional?

Qual é a primeira informação que vem à sua cabeça quando pensa em Recursos Humanos? Geralmente muito associado ao processo de recrutamento dentro das empresas, o RH tem uma função que vai muito além disso, sempre pensando no lado humano de cada colaborador. O RH Estratégico nasceu justamente disso, de pensar no ser humano. Você […]

O coronavírus pode dar start na transformação digital das empresas?

O coronavírus pode dar start na transformação digital das empresas?

Já tem muito tempo que se fala em transformação digital, mas o que exatamente seria isso? Será que o simples fato de se resolver tudo on-line em tempos de coronavírus é uma pequena parte dessa transformação? A resposta é bem simples: SIM! Só que isso é somente um pouquinho da grandiosidade que é a tecnologia. […]

O desempenho da sua equipe pode multiplicar com uma metodologia ágil. Saiba como aplicar.

O desempenho da sua equipe pode multiplicar com uma metodologia ágil. Saiba como aplicar.

Quantas vezes você se preocupou com a velocidade das entregas da sua equipe? Essa preocupação com o desempenho (tanto velocidade quanto qualidade) fez nascer o que chamamos de metodologia ágil. O gerenciamento de projetos por essas técnicas fez com que os resultados fossem os melhores possíveis. Lendo dessa maneira, parece até um sonho inalcançável, não […]

4 erros que (quase) todo recém-formado comete

4 erros que (quase) todo recém-formado comete

Garantir o tão esperado (e suado) diploma é tarefa dificílima, nós sabemos disso. Até pouco tempo atrás suas preocupações eram garantir boas notas, correr atrás de um estágio e fazer um bom trabalho de conclusão de curso. Mas e agora? Você, recém-formado, precisa saber quais são os erros que quase todo mundo que conclui a […]

Gestão Comercial: o segredo para alavancar seu negócio no varejo

Gestão Comercial: o segredo para alavancar seu negócio no varejo

Dentro de uma empresa, tudo que envolve vendas, negociação ou atendimento de um modo geral está fortemente associado à fidelização e captação de clientes. O papel da Gestão Comercial é atuar nesses pontos e ela pode ser o que está faltando para sua empresa decolar. Sabe por que? Se o assunto é produtividade da equipe […]

Ver mais