Mapa do Site
Traduzir para Português Por
Traduzir para Inglês Eng
Traduzir para Espanhol Spn
Blog - FGW

Data Publicação Data Publicação -  19/06/2020

Última Edição Última Edição -  19/06/2020

Autor Autor -  Equipe FGW

4 erros que (quase) todo recém-formado comete

4 erros que (quase) todo recém-formado comete

Garantir o tão esperado (e suado) diploma é tarefa dificílima, nós sabemos disso. Até pouco tempo atrás suas preocupações eram garantir boas notas, correr atrás de um estágio e fazer um bom trabalho de conclusão de curso. Mas e agora? Você, recém-formado, precisa saber quais são os erros que quase todo mundo que conclui a graduação comete e ter todas as condições para evitá-los.

Para ter sucesso na vida profissional, a faculdade é só uma etapa. Confira os erros e as dicas que separamos para vocês:

1 – Achar que os estudos acabaram por aí
Sabe aquela preocupação com suas notas? Elas podem até ter acabado, mas você não pode perder o hábito pelo estudo. Se na graduação já temos liberdade o suficiente para levar com a seriedade que queremos, isso não muda nada após a conclusão.

Existem vários caminhos que você pode seguir. Um deles é continuar estudando. Uma pós-graduação é a opção ideal para os que desejam partir para uma carreira de mercado. Existem vários MBA’s e com certeza algum deles te agrada e pode alavancar sua carreira.

Se você estiver um pouco cansado, tire um tempo para você. Todo mundo precisa descansar, afinal, isso também faz parte do crescimento.

2 – Achar que você sabe mais que os outros
Ler isso soou até um pouco arrogante né? Por mais distante que pareça, é muito comum deixarmos o nosso diploma subir a cabeça.

É muito comum encontrarmos no mercado profissionais que não fizeram uma graduação, mas ainda sim, possuem muita experiência. Não esqueça, você pode aprender com qualquer pessoa, e essas com anos de prática podem e vão te ensinar muito sobre o cotidiano da empresa.

Lembre-se da importância que é ter experiência. Ter o conhecimento adquirido na faculdade fresco pode ajudar, mas a vivência de mercado te deixará ainda mais forte para lidar com as adversidades do dia-a-dia.

3 – Ser impaciente com seu salário
Nem sempre você consegue o cargo dos sonhos logo quando sai da faculdade. Por mais que você se sinta frustrado, tenha paciência. Sua carreira é construída aos poucos, realmente com um passo de cada vez.

A melhor maneira de ser percebido dentro da empresa que trabalha é se aperfeiçoando e demonstrando que você tem vontade de evoluir. Quer continuar estudando? Não esqueça de verificar a qualidade da Instituição escolhida. Opte por uma faculdade que seja bem avaliada pelo MEC, e que principalmente possua um corpo docente formado por profissionais que estão inclusos no mercado.

4 – Não se manter atualizado após formado
Como recém-formado, não pense que suas obrigações com a área escolhida acabaram. Além de ser importante se manter atualizado com os assuntos do mundo, os da sua área são cruciais. Sempre que puder, assista a lives, siga perfis de referências da sua área, faça cursos rápidos e leia bastante sobre os assuntos que te interessam.

5 – Não deixar o currículo em dia
A agitada rotina da faculdade pode fazer isso muitas vezes. De que adianta se preparar para o mercado de trabalho se não deixamos nosso cartão de visitas atualizado? A graduação que você concluiu é o primeiro passo.

Você pode pensar que não tem muito o que dizer, que tem poucas experiências profissionais, então fica a dica: coloque seus melhores projetos da faculdade. Você também pode optar por fazer alguns trabalhos voluntários.

O mais importante é não ficar parado. Você fazendo mais pelo mercado, também vai contribuir para sua carreira.

Nós já falamos um pouquinho sobre como ser percebido pelo mercado de trabalho. Confira clicando aqui.

Mais postagens

5 dicas para o microempreendedor sobreviver à recessão

5 dicas para o microempreendedor sobreviver à recessão

Sobreviver à recessão pode parecer tarefa impossível, mas, saiba que para tudo existe solução. O microempreendedor pode possuir maiores desvantagens que os grandes empresários, o que não significa que não dê para sair dessa. Confira essas dicas que separamos para que tudo dê certo no fim da crise: 1 – Faça um novo planejamento de […]

Por que o RH deve ser mais estratégico e menos operacional?

Por que o RH deve ser mais estratégico e menos operacional?

Qual é a primeira informação que vem à sua cabeça quando pensa em Recursos Humanos? Geralmente muito associado ao processo de recrutamento dentro das empresas, o RH tem uma função que vai muito além disso, sempre pensando no lado humano de cada colaborador. O RH Estratégico nasceu justamente disso, de pensar no ser humano. Você […]

O coronavírus pode dar start na transformação digital das empresas?

O coronavírus pode dar start na transformação digital das empresas?

Já tem muito tempo que se fala em transformação digital, mas o que exatamente seria isso? Será que o simples fato de se resolver tudo on-line em tempos de coronavírus é uma pequena parte dessa transformação? A resposta é bem simples: SIM! Só que isso é somente um pouquinho da grandiosidade que é a tecnologia. […]

O desempenho da sua equipe pode multiplicar com uma metodologia ágil. Saiba como aplicar.

O desempenho da sua equipe pode multiplicar com uma metodologia ágil. Saiba como aplicar.

Quantas vezes você se preocupou com a velocidade das entregas da sua equipe? Essa preocupação com o desempenho (tanto velocidade quanto qualidade) fez nascer o que chamamos de metodologia ágil. O gerenciamento de projetos por essas técnicas fez com que os resultados fossem os melhores possíveis. Lendo dessa maneira, parece até um sonho inalcançável, não […]

Gestão Comercial: o segredo para alavancar seu negócio no varejo

Gestão Comercial: o segredo para alavancar seu negócio no varejo

Dentro de uma empresa, tudo que envolve vendas, negociação ou atendimento de um modo geral está fortemente associado à fidelização e captação de clientes. O papel da Gestão Comercial é atuar nesses pontos e ela pode ser o que está faltando para sua empresa decolar. Sabe por que? Se o assunto é produtividade da equipe […]

Ver mais